Acessibilidade e inclusão de públicos com deficiências visuais em Museus com Coleções Científicas

• Ana Sofia Neves (Aluno)
  • Ana Maria dos Santos Bailão (Orientador)
  • Henriques, F. (Coorientador)
  • Fernando António Baptista Pereira (Orientador)

Atividade: Orientações

O principal objetivo deste estudo é a elaboração de modelos de objetos científicos que permitam ao público com deficiências visuais reconhecer os objetos selecionados durante as visitas aos museus. Ao objetivo supra indicado juntam-se outros associados à problemática da acessibilidade dos públicos com deficiências visuais aos bens expostos dos museus. Deste modo, pretende-se:
- Compreender como as pessoas com deficiências visuais podem ter uma melhor perceção dos bens culturais;
- Elaborar modelos tridimensionais ou relevados passiveis de serem tateáveis;
- Conjugar os modelos tridimensionais com soluções que permitam os visitantes não só usarem o tato para a descodificação do objeto, como também o olfato ou a audição. Criando assim mais experiências sensoriais mais completas;
- Envolver o público com deficiências visuais através da realização de testes psicofísicos ao longo do projeto, de forma a aferir a viabilidade dos modelos face ao objetivo de dar a conhecer às pessoas com deficiências visuais os objetos expostos.
Pretende-se com estes objetivos minimizar as diferenças sociais e o estigma que ainda persiste sobre o acesso das pessoas com deficiências visuais a museus. Tornando as suas visitas mais independentes, conferindo-lhes ferramentas para que possam usufruir dos conteúdos das exposições patentes nos museus, em especial das coleções científicas.
Período2021 → …
Grau de reconhecimentoDoutoramento