Envolvimento Parental em Acolhimento Residencial: Estudo das Propriedades Psicométricas de um Questionário

• Negrão, M. (Orientador)
  • Bruna Filipa Pereira Rede (Aluno)

Atividade: Orientações

O envolvimento parental tem-se mostrado uma tópico relevante em todo o processo de acolhimento residencial, apesar de ser uma área crítica, visto que o contacto entre os técnicos e a família de origem é caracterizado por diversos obstáculos e tensões. A investigação deste envolvimento na perspetiva da família de origem, é algo pouco frequente na literatura.
O presente estudo explora as propriedades psicométricas do Questionário sobre Envolvimento Parental em Acolhimento Residencial (Alpert & Britner, 2009) e avalia o envolvimento parental em acolhimento residencial, analisando as relações entre este e variáveis sociodemográficas, e de acolhimento. O estudo conta com a participação de 111 pais com filhos em situação de acolhimento residencial.
Os resultados mostraram que a situação de emprego dos pais tem uma relação significativa com o envolvimento parental.
O instrumento utilizado é de extrema relevância para a área, visto que permite compreender a perceção da família de origem face a todo o processo de acolhimento residencial dos seus filhos e de que forma a relação com a equipa das CAR poderá ser facilitadora em todo o processo.
Período17 nov. 2023
Realizado emFaculdade de Educação e Psicologia