Este relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, está dividido em duas partes. Na Parte 1 detalha-se o decorrer da Prática Profissional da mestranda na área de Prática Instrumental – Violoncelo e Classes de Conjunto, realizada no ano letivo 2022/2023, no Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, sob a orientação científica da Professora Doutora Luísa Orvalho e a orientação pedagógica cooperante da Professora Raquel Ribeiro. Na Parte 2, apresenta-se o Projeto de Intervenção Pedagógica subordinado ao tema “Estratégias de treino e de ensino para desenvolver a Leitura à Primeira Vista no Instrumento Violoncelo – alunos do 1º Grau do Curso Básico de Música”, implementado durante a Prática Profissional e, com o qual se pretendeu testar um material pedagógico-didático para a capacitação da leitura à primeira vista do instrumento violoncelo, concebido e construído pela mestranda, e avaliar a eficácia de outras estratégias pedagógicas de treino da LPV (solfejo, uso do metrónomo, questionamento, uso de ferramentas digitais…). Como participantes contou-se com quatro alunos que frequentavam a classe de violoncelo no 1º Grau, no Conservatório do Vale de Sousa (CVS) e, ainda, com cinco professoras de cordas do CVS e sete instrumentistas profissionais de cordas. Desenvolver nos alunos o hábito de treinar esta competência na sala de aula, no primeiro ano de estudo do instrumento foi a principal finalidade desta pesquisa. Neste estudo seguiu-se uma investigação do tipo naturalista/qualitativa, com uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), centrada no estudo de caso de CVS. As técnicas de recolha e produção de dados utilizadas foram as seguintes: um focus group, inquéritos por questionário às professoras e alunos participantes, observação direta e participante, notas de campo, registos audiovisuais e pesquisa documental. Como técnicas de análise e interpretação de dados fez-se uma análise de conteúdo de todos os registos qualitativos obtidos e uma análise estatística das respostas fechadas aos inquéritos, que permitiram a apresentação e discussão dos resultados. Os resultados obtidos revelaram que a LPV pode ser desenvolvida com treino semanal e evidenciaram que o material pedagógico didático e as estratégias de treino utilizadas nesta investigação promovem a aquisição progressiva daquela competência.
Período | 18 jul. 2023 |
---|---|
Realizado em | Universidade Católica Portuguesa |
Grau de reconhecimento | Mestrado |
Keywords
- Leitura à primeira vista
- Iniciação ao violoncelo
- Estratégias de treino
- Estratégias pedagógicas
Documentos e ligações
Conteúdo relacionado
-
Projetos