O estudo realizado partiu de um contexto específico, e permitiu refletir acerca do contributo do papel das Escolas Católicas na Educação em Cabo Verde e particularmente da Escola Amor de Deus. Ao chegar ao fim desta investigação, permanece a sensação de que estamos a iniciar uma nova etapa, na medida em que é um trabalho inacabado e que requer sempre uma reflexão, de forma a dar resposta adequada aos novos desafios que a própria sociedade nos impele. Como sabemos, nas últimas décadas a educação a nível global, tem vindo a ser alvo de atenção, tanto ao nível local, bem como a nível da comunidade civil, que outrora era exclusivamente da responsabilidade das instituições que se dedicavam a esta missão. É verdade que estamos diante de uma evolução muito rápida da sociedade a todos os níveis. Com base nas informações obtidas e nos resultados apresentados neste trabalho, verificou-se que a educação em Cabo Verde, durante o período colonial esteve sob o domínio do sistema português, na medida em que o ensino no país se vinculou através de um grupo dos missionários portugueses, pertencentes a Ordens Religiosas, com a finalidade de estar mais próximas da realidade da população, desenvolvendo uma educação integral. Atravessando para uma outra etapa da educação, após do período colonial, mais concretamente após a independência do país, verificamos que a educação ganha um novo dinamismo, sendo considerada o motor essencial para o desenvolvimento do arquipélago, sem omitir as limitações que muitas vezes afectavam esse sector. É fundamental realçar que é nesta conquista, onde foram introduzidas a nível nacional as reformas educativas, que surge a intenção de implementar uma educação que viesse ao encontro da realidade e necessidades do país. Ao conhecer a realidade dos dois períodos da história do ensino e da educação em Cabo Verde, é possível verificar que os acontecimentos marcaram de forma decisiva a história da educação e a vida de um povo.
Período14 jul. 2017
Realizado emUniversidade Católica Portuguesa