No âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, foi elabo-rado este Relatório da Prática Profissional (Parte I), sob a orientação científica e peda-gógica da Professora Doutora Luísa Orvalho e da Professora Emília Alves, contextua-lizado no Projeto Educativo da Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), um dos ramos de ensino da Academia de Música de Espinho (AME) proprietária da escola, no segundo semestre do ano letivo 2011/2012, e o Projeto de Intervenção Pedagógica (Parte II), subordinado ao tema “Do lúdico ao técnico: Workshops criativos e perfor-mativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação no ensino da música”, desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019, na Academia de Mú-sica de Espinho. Esta intervenção pretende contribuir para a capacitação dos alunos relativamente aos aspetos da sua prática musical, potenciando-lhes a aquisição de mais competências ao nível rítmico, de pulsação, de coordenação motora, assim como, in-troduzir o gosto pela prática de fazer música em conjunto. A investigação naturalista, fundamentada num quadro teórico e concetual defendido por alguns autores, tais como, Gane (2006), Tracana (2015), Gramani (2013), Gordon (2000), Dalcroze (2009) e Leak (2003). A estratégia metodológica seguida foi a de um estudo de caso e as técnicas de recolha e produção de dados foram: i) Observação direta e participante das aulas, ii) Gravações vídeo de algumas das sessões dos workshops, e iii) Inquéritos por questio-nário aplicados a alunos da Academia de Música de Espinho, do Curso Básico de Mú-sica (do 1º ao 5º Grau), e aos respetivos docentes. As técnicas de análise e interpretação dos dados foram: a) Análise estatística das respostas fechadas aos questionários aplica-dos, aos alunos e professores, e b) Análise de conteúdo das observações feitas direta-mente pelo investigador, registadas nas notas de campo, nas videgravações e das res-postas abertas aos questionários. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciaram que os objetivos propostos para a intervenção pedagógica foram atingidos.
Período | 16 dez. 2019 |
---|---|
Realizado em | Universidade Católica Portuguesa |
Grau de reconhecimento | Mestrado |
Keywords
- Workshops performativos
- Criatividade
- Ritmo
- Percussão corporal
- Prática musical em conjunto