O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa do Porto (UCP), pretende evidenciar as aprendizagens realizadas durante a Prática Profissional (PP), nas áreas de especialização Violoncelo (M25) e Classes de Conjunto (M32) e também a investigação, aplicada à conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A Prática Profissional foi realizada na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (EACMCGB), durante o ano letivo 2022/2023, tendo como Orientadora Científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como Orientadora Pedagógica Cooperante a Professora Raquel Alves. A finalidade deste PIP foi verificar se os alunos e encarregados de educação (EE) que utilizaram a ferramenta “Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação e 1º Grau do Ensino Básico de Música”, durante o estudo individual diário do violoncelo, tiveram uma maior facilidade na perceção dos trabalhos de casa individuais, se foi um instrumento que promoveu o apoio e a participação dos encarregados de educação durante o estudo dos seus educandos e uma ferramenta motivadora que ajudou os alunos a atingir bons resultados, consolidando e dando continuidade às aprendizagens realizadas durante as aulas. Com este PIP procurou-se contribuir para o desenvolvimento do Plano de Ação para a Educação Digital em Portugal (2021-2027) e para a concretização de alguns dos objetivos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da EACMCGB (2021-2023), fomentando a versatilidade e a flexibilidade da integração de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Artístico Especializado da Música. Nesta pesquisa educacional participaram cinco alunos da classe de violoncelo, em regime integrado, sendo dois da Iniciação II, um da Iniciação IV e dois alunos do 1º Grau do Curso Básico de Música, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e respetivos encarregados de educação. Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, um workshop de apresentação e explicação do e-referencial pedagógico e didático, observação direta e participante, notas de campo, registos audiovisuais (fotografias e gravações de vídeo/áudio) nas aulas, como registo dos trabalhos de casa gravados, focus group, entrevista à orientadora cooperante e ainda análise documental dos processos e pautas de avaliação dos alunos, do 1º, 2º e 3º períodos. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo categorial foram as técnicas escolhidas no processo de interpretação e análise dos dados.
Período | 18 jul. 2023 |
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Realizado em | Universidade Católica Portuguesa |
Grau de reconhecimento | Mestrado |
Keywords
- Iniciação ao violoncelo
- Ferramentas digitais
- Envolvimento parental
- E-referencial pedagógico e didático para apoio ao estudo
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