Projetos por ano
Perfil pessoal
???person.customfields.researchinterests???
Desenvolvimento Emocional, bem-estar psicológico e autoimagem corporal
Desenvolvimento da carreira ao longo da vida
Educação Inclusiva
Relações pais filhos e dependência das tecnologias
Bem-estar psicológico das mães trabalhadoras em contexto pandémico
Envelhecimento ativo, qualidade de vida e suporte familiar.
???person.customfields.researchinterests???
Ângela Sá Azevedo é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
É Doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2006. Na mesma instituição realizou o Mestrado em Desenvolvimento e Educação da Criança (Intervenção Precoce), em1998. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, desde 1991.
Apresenta uma vasta experiência profissional no âmbito da Psicologia Clínica e da Psicologia da Educação, tendo nesta última área da Psicologia assumido funções de coordenação de um Gabinete Psicopedagógico dedicado à intervenção, durante 25 anos, em áreas como o Desenvolvimento de Carreira, Educação Inclusiva, Autorregulação e Motivação da Aprendizagem.
Foram-lhe conferidas as Especialidades de Psicologia da Educação (2016) e de Psicologia Clínica e da Saúde (2019), assim como as Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016) e em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira (2016) pelo Colégio das Especialidades da Ordem Dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Mestrado em Psicologia da Educação desde 2008 na FFCS – UCP e é membro da Comissão de Coordenação da Licenciatura em Psicologia, desde 2020.É membro do Conselho Científico da FFCS-UCP desde 2008.
É investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da UCP nas áreas da Motivação, Autorregulação do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Relação Pedagógica, Desenvolvimento Emocional e Psicossexual, Desenvolvimento Vocacional e da Carreira, Educação Inclusiva.
Apresenta publicação relevante no âmbito da Psicologia da Educação.
Experiência relacionada com os ODS da ONU
Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:
Educação/Habilitações académicas
… → 7 abr 2006
Impressão digital
- 1 Perfis semelhantes
Rede
Projetos
- 2 Ativos
-
CEFH: Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos
Soares da Silva, A., Dias, P. C., Nobre, B., Melo, A. M. M., Balsas, Á., Pereira, A., Lind, A., Azevedo, Â., Leite, Â., Pinto, A. P., Henriques, M., Gonçalves, A., Maia, B. R., Cardoso, C. P., Estevão, C., Morais, C. B., Morujão, C., Macedo, C. D. C. M., Costa, E. C. V., Morgado, E., Raguso, F., Oliveira, F. J. D. J., Bolinhas, I., Oliveira, Í. M., Silva, J. A. O. C. D., Pinto, J. C. O., Braga, J. P., Martins, J. C. D. O., Lopes, J. M. M., Pinto, J. R. C., Lóia, L., Gil, M., Antunes da Cunha, M., Pimentel, M. C., Pulido, M., Lobo, F., Lopes, M. J. F., Magalhães, L., Garcia, M. R. D. S., Gonçalves, M., Peixoto, R., Mota, S. M., Novais, R. A., Dimas, S., Afonso, S., Relvas, S. R., Filho, A. L. S., Antunes, A., I. Galvão, A., Lemos, C. F. D. L. R., Rodrigues, C. D. J. M., Tages, E., Bacelar Satumbu , E., Lima, J. B. C., Ferrete, J. M. D. O., Bazmandegan, M., Vale, M. J. P. M. M. D., Moura, M. A. P. D. S., Freitas, N. L. D., Oliveira, P. C. D. S., Batista, R. B., Cunha, R., Costa, S., Fernandes, S. & Souza, T. P. D.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1/01/20 → 31/12/23
Projeto
-
Parental mediation of the use of the internet: a psychometric study with Portuguese pre-adolescents
Azevedo, Â. S., Oliveira, Í. M. & Dias, P. C., 2022, Perspectives and trends in education and technology: selected papers from ICITED 2021. Mesquita, A., Abreu, A. & Carvalho, J. V. (eds.). Springer, p. 895-906 12 p. (Smart Innovation, Systems and Technologies; vol. 256).Resultado de pesquisa › revisão de pares
Acesso abertoFicheiro1 Transferências (Pure) -
Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundário
Gomes, A., Azevedo, Â. S., Dias, P. C., Guimarães, T., Lima, I. & Salgado, A., 1 jan 2018, Em: Análise Psicológica. 36, 1, p. 101-114 14 p.Resultado de pesquisa › revisão de pares
Acesso abertoFicheiro -
Apresentação
Dias, P. C., Gonçalves, A., Azevedo, Â. & Lobo, F., 22 dez 2016, Novos desafios, novas competências: contributos atuais da psicologia. Dias, P. C., Gonçalves, A., Azevedo, Â. & Lobo, F. (eds.). Braga: Aletheia - Associacao Cientifica e Cultural, p. 3-8 (Psicologia; n.º 7).Resultado de pesquisa
-
Novos desafios, novas competências: contributos atuais da psicologia
Dias, P. C. (ed.), Gonçalves, A. (ed.), Azevedo, Â. (ed.) & Lobo, F. (ed.), 2016, Braga: Aletheia - Associacao Cientifica e Cultural. 284 p.Resultado de pesquisa
-
Promover competências linguísticas em alunos do Pré-escolar: apresentação de um estudo piloto do Programa de intervenção “Aprender com o Orelhas!”
Barbosa, A. & Azevedo, Â., 22 dez 2016, Novos desafios, novas competências : contributos atuais da psicologia. Dias, P. C., Gonçalves, A., Azevedo, Â. & Lobo, F. (eds.). Braga: Aletheia - Associacao Cientifica e Cultural, p. 95–110 (Psicologia).Resultado de pesquisa