Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Research Interests

Teoria e Desenvolvimento Curricular

Avaliação de Projetos, de Programas, das Aprendizagens e do Desempenho

Ensino - Aprendizagem

Educação

Formação

Teaching

Metodologias de Investigação em Educação

Sociologia e Ética

Avaliação do Desempenho Docente

Temas Atuais de Educação

Personal profile

Doutorada em Educação, na especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções de consultora e formadora de diversos cursos na área comportamental.

Tem desenvolvido investigação na área da educação e participado como avaliadora de projetos, programas e políticas públicas.

Tem uma vasta experiência na criação e desenvolvimento de conteúdos para plataformas de ensino a distância e na gestão e organização de eventos de natureza científica.

Autora de várias publicações na sua maioria no âmbito do impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas.

Publications

Faria, A.R., Reis, P., Peralta, M.H. (2017). Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas. In Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 17 (54), 1183-1206, jul./set. 2017. ISSN 1518-3483

Faria, A., Reis, P. & Peralta, H. (2017). The impact of post-graduate programmes on teachers and schools. Two case studies: post-graduate teachers’ perceptions. In Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25 (94), 238 – 256. ISSN 0104-4036.

Faria, A., Reis, P. & Peralta, H. (2016). La formación de profesores: formación continua o formación  postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado,19(2), 289-296.  ISSN electrónico: 1575-0965.

Faria, A. O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas. Encontro sobre Currículo: O Currículo está morto? Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 19 maio 2017.

Faria, A. (2016). A formação pós-graduada dos professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso. In D., Alves, H., Pinto, I., Dias, M., Abreu & R., Muñoz (Orgs.), Livro de Atas V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 157 – 163). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-08-7.

Faria, A. (2015). Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso – resultados preliminares. In T., Estrela (Ed.) (2015), Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação (pp. 142 – 156). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal. ISBN:  9789898272256.

Faria, A. (2015). A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. In H., Pinto; M., Dias & R., Muñoz (Orgs.), Atas da IV Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 200-206). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-05-6.

Faria, A. (2013). Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas?. In T., Estrela (Ed.) (2013), Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (pp. 1316-1326). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-17-1.

 

Faria, A. (2013). Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação. In T., Estrela (Ed.) (2013), Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas 

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Ana Rita Faria.
  • 1 Perfis semelhantes

Rede

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou