Projetos por ano
Perfil pessoal
Research Interests
Teoria e Desenvolvimento Curricular
Avaliação de Projetos, de Programas, das Aprendizagens e do Desempenho
Ensino - Aprendizagem
Educação
Formação
Teaching
Metodologias de Investigação em Educação
Sociologia e Ética
Avaliação do Desempenho Docente
Temas Atuais de Educação
Personal profile
Doutorada em Educação, na especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções de consultora e formadora de diversos cursos na área comportamental.
Tem desenvolvido investigação na área da educação e participado como avaliadora de projetos, programas e políticas públicas.
Tem uma vasta experiência na criação e desenvolvimento de conteúdos para plataformas de ensino a distância e na gestão e organização de eventos de natureza científica.
Autora de várias publicações na sua maioria no âmbito do impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas.
Publications
Faria, A.R., Reis, P., Peralta, M.H. (2017). Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas. In Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 17 (54), 1183-1206, jul./set. 2017. ISSN 1518-3483
Faria, A., Reis, P. & Peralta, H. (2017). The impact of post-graduate programmes on teachers and schools. Two case studies: post-graduate teachers’ perceptions. In Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25 (94), 238 – 256. ISSN 0104-4036.
Faria, A., Reis, P. & Peralta, H. (2016). La formación de profesores: formación continua o formación postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado,19(2), 289-296. ISSN electrónico: 1575-0965. Faria, A. O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas. Encontro sobre Currículo: O Currículo está morto? Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 19 maio 2017.
Faria, A. (2013). Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação. In T., Estrela (Ed.) (2013), Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas |
Experiência relacionada com os ODS da ONU
Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:
Educação/Habilitações académicas
Doutoramento
Impressão digital
- 1 Perfis semelhantes
Rede
Projetos
- 1 Ativos
-
CRC-W: Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing
Almeida, L., André, G., Arriaga, M., Benavente, R., Benvinda, M. S., Bolinhas, I., Branco, F., Brito, R., Carmo, B., Carvalho, A., Carvalhosa, S. F., Cláudio, A. P., Costa, P., Deus, P., Dias, P., Diogo, E., Esteves, F., Faria, A. R., Farias, A. R., Fialho, J., Francisco, R., Gaspar, A., Gaspar, R., Godinho, C., Godinho, P., Gonçalves, J., Guerra, I., Jesus, A. P., Lagarto, J. R., Maruta, C., Melo, R., Monteiro, D., Nazaré, B., Negrão, M., Nogueira, S. I., Oliveira, A., Paiva, M. T., Pedro, M., Pinto, H. R., Pinto, J. C., Prioste, A., Ramalho, S. C., Reis, C., Sacur, B. M., Santos, R. P. D., Silva, A. J., Silva, C. V. D., Simão, C., Teixeira, P. & Veiga, E.
1/01/19 → 31/12/22
Projeto
-
Projeto Faina 1:1 - (re)pensar manuais digitais
Lagarto, J. R., Faria, A. R. & Mata, J., fev 2021, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. 152 p.Resultado de pesquisa
Acesso abertoFicheiro -
A avaliação do impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso
Faria, A. R., 13 fev 2017, 409 p.Resultado de pesquisa
-
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
Faria, A. R., Reis, P. G. R. D. & Peralta, M. H., 27 set 2017, Em: Revista Diálogo Educacional. 17, 54, p. 1183-1206 24 p.Resultado de pesquisa › revisão de pares
Acesso abertoFicheiro3 Transferências (Pure) -
O impacto da formação pos-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as percecoes dos professores pos-graduados
Faria, A. R., Reis, P. G. R. D. & Peralta, M. H., 1 set 2017, Em: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 25, 94, p. 238–256 19 p.Resultado de pesquisa › revisão de pares
-
La formación de profesores: formación continua o formación postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas
Faria, A. R., Reis, P. & Peralta, H., 1 set 2016, Em: Revista Electronica Interuniversitaria de Formacion del Profesorado. 19, 2, p. 289-296 8 p.Resultado de pesquisa › revisão de pares
Acesso aberto
-
XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida
Ana Rita Faria (Organiser)
26 jan 2021 → 29 jan 2021Atividade
-
XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Bem-estar
Ana Rita Faria (Organiser)
30 jan 2020 → 1 fev 2020Atividade
-
XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação
Ana Rita Faria (Organiser)
31 jan 2019 → 2 fev 2019Atividade
-
IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos
Ana Rita Faria (Organiser)
3 jun 2019 → 5 jun 2019Atividade