Fotografia de Catarina Valdigem
20052023

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Biografia

Catarina Valdigem é doutorada em Média e Comunicações, pela Goldsmiths, Universidade de Londres. É docente na Licenciatura e no Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa e Investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura na mesma universidade. Entre 2022 e 2024 foi investigadora colaboradora no projeto exploratório CEMA - “Censura(s): um modelo analítico de processos censórios coordenado por Rita Luís, no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (2022-2024). Foi ainda investigadora de pós-doutoramento no projeto BiPE - "Broadcasting in the Portuguese Empire: Nationalism, Colonialism, Identity" coordenado por Nelson Ribeiro de 2019-2022, no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Em 2018 foi bolseira de pós-doutoramento no ICS no projeto "O império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974) coordenado por Nuno Domingos (ICS, UL) e Elsa Peralta (CEC, FLUL).

Anteriormente participou em pesquisas de receção da rádio, televisão e filme, em diferentes projetos de investigação do ICS-UL, UBI e CIMJ (atualmente Cic.digital, UNL), articulando os estudos de género, culturais, pós-coloniais e da memória, com os estudos dos média, migrações e identidades. Tem publicado sobre estas temáticas, e mais recentemente desenvolve pesquisas relacionadas com a rádio no contexto colonial Moçambicano e Angolano, estando especialmente interessada na radiodifusão colonial de dissidência, censura na rádio colonial e ainda na memória da receção da rádio e música no contexto do império colonial português. Tem ainda interesse nas perspetivas intermediáticas e entrecruzadas dos estudos da história e da memória da receção da rádio e da música no Moçambique colonial do período tardio, com particular destaque para a circulação da música de filme Hindi naquele contexto.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 5 - Igualdade de género
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições fortes

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Catarina Valdigem.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou