Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
1994 …2022

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

???person.customfields.researchinterests???

Teologia; Filosofia; Fenomenologia; Pós-modernidade; Estética; Religião

Professional Information

Doutoramento em Teologia Fundamental pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), sob orientação de Jörg Splett e como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996, com uma tese sobre a filosofia da arte de Hans-Georg Gadamer, em perspetiva teológico-fundamental. Agregação em Teologia Fundamental pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) em 2011.

Professor Catedrático da Faculdade de Teologia e Investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) e colaborador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), ambos da UCP. Docente de Teologia Sistemática (Teologia da Fé, Mistério de Deus, Cristologia, Estética Teológica). Realiza investigação sobre a relação entre teologia, filosofia e cultura contemporânea, com especial incidência na fenomenologia e na antropologia da cultura digital.

De 2007 a 2018 foi Diretor-adjunto para o Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia e é, desde 2011, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Membro da Comissão Científica da coleção «Perconoscenza» da editorial EDB de Bolonha e membro dos Conselhos Científicos Internacionais das revistas Salmanticensis (Salamanca), Teologia (Milão), Perspetiva Teológica (Belo Horizonte), Limina (Graz), Kairós (Fortaleza).

É diretor da revista Ephata, Revista Portuguesa de Teologia, da Faculdade de Teologia. Membro da Sociedade Científica da UCP, da Associação Europeia de Teologia Católica e da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 5 - Igualdade de género
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13 - Ação climática
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições fortes

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento, Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen - Frankfurt

7 out 19907 jun 1996

Data do prémio: 7 jun 1996

Agregação, Universidade Católica Portuguesa

… → 2011

Licenciatura, Universidade Católica Portuguesa

… → 1987

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por João Manuel Duque.
  • 1 Perfis semelhantes

Rede

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou