Fotografia de José Morais da Silva

Produção científica por ano

Perfil pessoal

Biografia

A linha de investigação abordará as Ciências da Comunicação, em particular a comunicação organizacional, não-verbal e a comunicação nos meios digitais. Ainda que de forma resumida, algumas considerações sobre a investigação que pretendo realizar.

Comunicação organizacional

Perceber que impacto tem tido a transformação digital nos processos de comunicação das organizações, seja ao nível interno ou externo. Esta realidade deixa as organizações mais exposta ao exterior, podendo condicionar os princípios estratégicos das mesmas. As grandes companhias multinacionais, globais, já assumiram os riscos e iniciaram a implementação de procedimentos que deixa pouco espaço de manobra aos seus agentes locais (filiais). Mas ao nível das pequenas e médias empresas em Portugal? Parece pertinente investigar.

Comunicação não-verbal

Identifica-se o impacto de uma maior partilha cultural, resultado do processo da globalização. A importância do seu entendimento é crítica, e nunca a expressão “choque cultural” fez tanto sentido perceber. Adensa-se este entendimento se for tido em consideração a velocidade com que esta partilha se dá.

A comunicação nos meios digitais

É um admirável mundo novo a explorar. É entendido que se passou da comunicação localizada e circunscrita a um pequeno grupo para a comunicação descentralizada e global em poucos minutos. Os agentes envolvidos adotam praticas que se questionam para poderem responder da mesma forma, ou seja, em poucos minutos. O paradigma do tempo nunca foi tão evidente na comunicação como agora. A tecnologia questiona as capacidades de quem a criou e que a usa para comunicar.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

• ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento, Comunicação não verbal na comunicação de massas : uma investigação no contexto televisivo português, Universidade Católica Portuguesa

Data do prémio: 5 jun. 2020

Mestrado, Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor?, University Institute of Lisbon

Data do prémio: 28 dez. 2012

Licenciatura, Marketing em Sustentabilidade, ISLA Campus Lisboa

Data do prémio: 22 fev. 2010

Posições externas

Professor Auxiliar, European University of Lisbon

15 set. 2015 → …

• H Social Sciences (General)

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por José Morais da Silva.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou