Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20092023

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Biografia

Licenciada em História (Variante História de Arte) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daUniversidade Nova de Lisba em 1984. Obteve grau de Mestre em História de Arte na mesma Universidade em1991 com a dissertação: Os Espaços Teatrais na Lisboa Setecentista - Subsídios para o Estudo da ArquitecturaTeatral. Em 2001 doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta com a tese: A "Arte de BemViver": a encenação do Quotidiano na Azulejaria Portuguesa da Segunda Metade de Setecentos, tendoabordado a área da azulejaria portuguesa da segunda metade do século XVIII, sob a vertente da representaçãoe encenação do quotidiano propondo uma visão cruzada entre as diferentes formas de sociabilidade e urbanidade que caracterizaram a sociedade portuguesa deste período e a sua representação na azulejaria.

Foi entre 2005-2007 investigadora responsável do projecto de I&D em todos os domínios científicos aprovado com financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – Inventário do Património em Azulejo doSéculo XVIII. Constituição de Repertórios. Coordenou entre 2007 e 2010 a reedição da obra: Azulejaria Portuguesa do século XVIII, de J.M Santos Simões, projecto editorial daFundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito da sua investigação debruçou-se sobre questões da espacialidadeteatral do século XVIII, e, tem trabalhado nas relações entre a azulejaria de Setecentos e um terreno mais vastoda cultura portuguesa deste período, tendo neste âmbito participado regularmente em colóquios, semináriose colaborado em revistas da especialidade.

É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora e colaboradora do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes - Universidade Católica . Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa – (CITAR) ( Linha de Artes Decorativas) e da ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (linha Rede de Investigação em azulejo).

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Alexandra Gago da Câmara.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou
  • This is not a tile, just a digital remix

Antunes, E., Bidarra, J. & Câmara, A. G. D., 23 out. 2019, ARTECH 2019: Digital Media Art Ecosystems - Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Arantes, P., Sa, V. J., da Veiga, P. A. & Fernandes-Marcos, A. (eds.). Association for Computing Machinery (ACM), a59. (ACM International Conference Proceeding Series).

• Virtual lost cities: the case of pre-earthquake Lisbon

Murteira, H., Sequeira, L., Rodrigues, P. S. & Câmara, A. G. D., 2015, 2015 Digital Heritage International Congress, Digital Heritage 2015. Torres, J. C., Guidi, G., Barcelo, J., Duranti, L., Graf, H., Brunet, P., Hazan, S., Scopigno, R. & Remondino, F. (eds.). Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., p. 519-524 6 p. 7419568. (2015 Digital Heritage International Congress, Digital Heritage 2015).

2 Citações (Scopus)
  • City and spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon

Câmara, A. G. D., Murteira, H. & Rodrigues, P., 2009, VSMM 2009 - Proceedings of the 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia. p. 239-243 5 p. 5306004. (VSMM 2009 - Proceedings of the 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia).

6 Citações (Scopus)