Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20092023

Produção científica por ano

Perfil pessoal

Biografia

Licenciada em História (Variante História de Arte) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daUniversidade Nova de Lisba em 1984. Obteve grau de Mestre em História de Arte na mesma Universidade em1991 com a dissertação: Os Espaços Teatrais na Lisboa Setecentista - Subsídios para o Estudo da ArquitecturaTeatral. Em 2001 doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta com a tese: A "Arte de BemViver": a encenação do Quotidiano na Azulejaria Portuguesa da Segunda Metade de Setecentos, tendoabordado a área da azulejaria portuguesa da segunda metade do século XVIII, sob a vertente da representaçãoe encenação do quotidiano propondo uma visão cruzada entre as diferentes formas de sociabilidade e urbanidade que caracterizaram a sociedade portuguesa deste período e a sua representação na azulejaria.

Foi entre 2005-2007 investigadora responsável do projecto de I&D em todos os domínios científicos aprovado com financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) – Inventário do Património em Azulejo doSéculo XVIII. Constituição de Repertórios. Coordenou entre 2007 e 2010 a reedição da obra: Azulejaria Portuguesa do século XVIII, de J.M Santos Simões, projecto editorial daFundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito da sua investigação debruçou-se sobre questões da espacialidadeteatral do século XVIII, e, tem trabalhado nas relações entre a azulejaria de Setecentos e um terreno mais vastoda cultura portuguesa deste período, tendo neste âmbito participado regularmente em colóquios, semináriose colaborado em revistas da especialidade.

É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora e colaboradora do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes - Universidade Católica . Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa – (CITAR) ( Linha de Artes Decorativas) e da ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (linha Rede de Investigação em azulejo).

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Alexandra Gago da Câmara.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou
  • This is not a tile, just a digital remix

Antunes, E., Bidarra, J. & Câmara, A. G. D., 23 out. 2019, ARTECH 2019: Digital Media Art Ecosystems - Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Arantes, P., Sa, V. J., da Veiga, P. A. & Fernandes-Marcos, A. (eds.). Association for Computing Machinery (ACM), a59. (ACM International Conference Proceeding Series).

• Virtual lost cities: the case of pre-earthquake Lisbon

Murteira, H., Sequeira, L., Rodrigues, P. S. & Câmara, A. G. D., 2015, 2015 Digital Heritage International Congress, Digital Heritage 2015. Torres, J. C., Guidi, G., Barcelo, J., Duranti, L., Graf, H., Brunet, P., Hazan, S., Scopigno, R. & Remondino, F. (eds.). Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., p. 519-524 6 p. 7419568. (2015 Digital Heritage International Congress, Digital Heritage 2015).

2 Citações (Scopus)
  • City and spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon

Câmara, A. G. D., Murteira, H. & Rodrigues, P., 2009, VSMM 2009 - Proceedings of the 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia. p. 239-243 5 p. 5306004. (VSMM 2009 - Proceedings of the 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia).

6 Citações (Scopus)