Fotografia de Maria do Rosário Lupi Bello
1982 …2023

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Biografia

Maria do Rosário Lupi Bello é Professora Associada e membro integrado do CECC, fazendo parte da linha de investigação CAC - Cultura, Arte e Conflito, no âmbito da qual dirige, desde 2019, as atividades do Grupo de Pesquisa LCR - Literatura, Cinema e Religião, inserido no Projeto CAR - Cultura-Artes-Religião, sediado no CECC,de que é coordenadora, em conjunto com a investigadora Suzie Marra . Docente da Universidade Aberta nas áreas dos Estudos Fílmicos, da Teoria da Literatura e dos Estudos Interartes, tem leccionado também noutras universidades, nomeadamente no Brasil (UNESP, PUC-SP e USP). É membro do Conselho Editorial da Universidade Católica Portuguesa e autora de obras como Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de «Amor de Perdição» (Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1.ª ed. 2005, 2.ª ed. 2008) e Tempo e Narrativa no Cinema de Manoel de Oliveira (Lisboa, Tinta da China, 2022), esta última recentemente apresentada na 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo/Brasil e na Feira do Livro de Lisboa (setembro de 2022).

Interesses de investigação: Estudos Fílmicos, Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Estudos Interartes e Literatura Portuguesa.

Biografia

Maria do Rosário Lupi Bello é Professora Associada e membro integrado do CECC, fazendo parte da linha de investigação CAC - Cultura, Arte e Conflito, no âmbito da qual dirige, desde 2019, as atividades do Grupo de Pesquisa LCR - Literatura, Cinema e Religião, inserido no Projeto CAR - Cultura-Artes-Religião, sediado no CECC, de que é coordenadora, em conjunto com a investigadora Suzie Marra. Docente da Universidade Aberta nas áreas dos Estudos Fílmicos, da Teoria da Literatura e dos Estudos Interartes, tem leccionado também noutras universidades, nomeadamente no Brasil (UNESP, PUC-SP e USP). É membro do Conselho Editorial da Universidade Católica Portuguesa e autora de obras como Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de «Amor de Perdição» (Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1.ª ed. 2005, 2.ª ed. 2008) e Tempo e Narrativa no Cinema de Manoel de Oliveira (Lisboa, Tinta da China, 2022), esta última recentemente apresentada na 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo/Brasil e na Feira do Livro de Lisboa (setembro de 2022).

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

• ODS 4 - Educação de qualidade

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Maria do Rosário Lupi Bello.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou