Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20182023

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Biografia

Sou licenciado em Microbiologia (2016) e mestre em Microbiologia Aplicada (2018) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Entre 2017 e 2018, participei num programa ERASMUS na Universidade de Reading (Reino Unido), no Departamento de Ciências Alimentares e Nutricionais, investigando o impacto in vitro das farinhas de insetos na microbiota intestinal humana, como parte da minha tese de mestrado.

De 2019 a 2023, trabalhei como Assistente de Laboratório no Projeto Alchemy (um projeto conjunto entre a Amyris Bio Products Portugal e a Universidade Católica Portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de modelos in vitro do trato gastrointestinal animal e humano para avaliar as propriedades bioativas presentes nos ingredientes produzidos a partir de subprodutos da cana-de-açúcar. Em 2020, fui admitido no programa de doutoramento em Biotecnologia com especialização em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Meu trabalho de doutoramento está relacionado à criação de uma plataforma de modelos in vitro, conhecida como a plataforma GIOTA, para simular com precisão os tratos gastrointestinais animal e humano.

Atualmente, trabalho como Assistente de Laboratório na Biorbis, uma empresa que desenvolve ingredientes bioativos sustentáveis derivados de subprodutos agroindustriais.

Minha experiência abrange microbiologia alimentar, simulação do trato gastrointestinal, microbiota intestinal, prebióticos e probióticos. Tenho um grande interesse na relação entre a dieta e o bem-estar/saúde de animais e humanos, incluindo as complexas implicações do metabolismo da microbiota intestinal.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 2 - Zero fome
  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
  • ODS 13 - Ação climática
  • ODS 15 - Vida em terra

Educação/Habilitações académicas

Mestrado

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Nelson Carvalho.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou