Calculado com base no n.º de publicações armazenadas no Pure e citações do Scopus
20002023

Produção científica por ano

Se fez quaisquer alterações no Pure, estas estarão visíveis aqui em breve.

Perfil pessoal

Biografia

Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 2000, Mestre em Biologia Celular pela Universidade de Coimbra em 2003 e Doutorado em Ciências da Saúde, especialidade em Ciências Biomédicas, pela Universidade Católica Portuguesa em 2012.
É Professor Associado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP) em Viseu, onde leciona Bioquímica e Fisiologia no Mestrado Integrado em Medicina Dentária (desde 2003) e na Licenciatura em Ciências Biomédicas (desde 2009) no qual também leciona Biologia Computacional, Biomarcadores e Mecanismos Moleculares e Laboratórios Biomoleculares.

É coordenador do Mestrado em Biomedicina Aplicada, Ramo de Computação e Ramo de Gestão.

É presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina Dentária da UCP desde 2020.
É Diretor do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) desde setembro de 2023.

Os seus principais interesses de investigação são a identificação de painéis de biomarcadores salivares por estudos in silico utilizando ferramentas de bioinformática desenvolvidas no SalivaTec (SalivaTecDB, OralInt e SalivaPrint Toolkit) e a sua posterior validação usando know-how e tecnologia de última geração para a identificação de proteínas em pequenos volumes de amostras de saliva.
O trabalho científico e pedagógico desenvolvido foi difundido pela comunidade científica de diversas formas, nomeadamente através da elaboração de capítulos de livros, artigos em revistas internacionais e nacionais com revisão por pares, monografias, teses e relatórios, ferramentas bioinformáticas, comunicações orais e comunicações em painel em reuniões científicas nacionais e internacionais.

Participou em diversos projetos de investigação com financiamento competitivo com destaque para o projeto “CovTec”, do qual foi investigador principal e que validou testes em saliva para o diagnóstico de SARS-CoV-2 que são disponibilizados como um serviço de análises clínicas no Laboratório – Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa (certificado pela ERS:153243). Nesta mesma linha, é responsável pelo projeto “SPRINT - Saliva Para Diagnóstico de Precisão” para desenvolver novos testes em saliva para o diagnóstico e acompanhamento não invasivo e personalizado de patologias orais prevalentes como a cárie, doença periodontal e cancro oral, contribuindo para a prática da Medicina Dentária de Precisão e a melhoria da Saúde Oral.

Experiência relacionada com os ODS da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU concordaram com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O trabalho desta pessoa contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
  • ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 15 - Vida em terra
  • ODS 17 - Parcerias para os objetivos

Educação/Habilitações académicas

Doutoramento, Do Proteoma Salivar ao Oraloma, Universidade Católica Portuguesa

1 set. 200831 mai. 2012

Data do prémio: 30 mai. 2012

Impressão digital

Explore os tópicos mais investigados por Nuno Rosa.
  • 1 Perfis semelhantes

Colaborações e principais áreas de investigação dos últimos cinco anos

Colaboração externa recente ao nível do país/território. Explore em detalhe clicando nos pontos ou