Entendida como “filha do tempo”, a História é um permanente exercício de fazer e refazer a teia dos acontecimentos. Determinada pelas preocupações do presente, a ciência histórica não se entende, nem quer ser compreendida, como um mero e simples estudo do passado pelo passado, mas sim pelo que esse passado possa representar de implicações e significados com vista a melhor se compreender o momento presente. Daí que a análise e a narrativa historiográficas sejam um constante e infindável labor de diversas e transversais pesquisas e abordagens de temas, pouco, não satisfatoriamente, ou mesmo nunca investigados. Sempre na vontade de reaver e retomar novas interpretações e questionamentos de argumentos e desafios estruturantes da atualidade.
Num mundo em permanente mudança e transformação, com múltiplas facetas e perspetivas, que alguns caracterizam como na chamada época da “pós-verdade”, em que se tenta negar ou obliterar a autenticidade das informações, e também da história, o CEPCEP viu a urgência de contribuir com um volume de responsabilidade historiográfica, dando primazia a abordagens que fizessem e refizessem a meada discursiva e narrativa sobre tópicos relacionados com a experiência e vivência do seu objeto de estudo: povos e culturas de expressão portuguesa.
Neste sentido, o volume procurará aflorar temas e problemas de um passado presente que continuam a pressionar o mundo coevo, como seja, a história de minorias, a história colonial, os mitos e tabus da história, a recriação museológica e artística da memória identitária, entre outros, no intento de dar voz a realidades, assuntos ou tópicos pouco conhecidos ou até mesmo silenciados. Na esteira desta reflexão está subjacente a ideia de participar para a escrita de uma narrativa global do mundo e da sua humanidade.
Contando com a colaboração de conceituados especialistas, pretende-se com este volume um decisivo e determinante momento de uma reflexão histórica e cultural sempre em construção.
A obra foi publicada na Coleção Povos e Culturas e editada pela Universidade Católica Editora.