Co-CerealValue - Valorização sustentável de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais

Detalhes do projeto

Description

Neste contexto, o projeto Co-CerealValue pretende investigar e desenvolver novos produtos para a alimentação humana (Food) e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, como a sêmea, o gérmen e o pó de cereal, e de outros subprodutos ou recursos naturais de baixo valor, assegurando alto teor em proteínas, antioxidantes e fibras.

A Silos de Leixões como especialista na receção, movimentação, armazenamento e expedição de grãos alimentares, irá definir novas metodologias orientadas à correta conservação dos novos tipos de granulados, permitindo o controlo de aspetos como a sanidade e a integridade dos alimentos na sua conservação.

O projeto visa mapear um conjunto de resíduos do trigo (sêmea, gérmen e pó de cereal) com vista a formular granulados à base de subprodutos e especificar as tecnologias da sua produção. Pretende ainda formular e caracterizar pellets com estabilidade prolongada. Será desenvolvida uma metodologia para análise integrada de simbiose industrial, serão mapeados os desperdícios, custos e a análise de ecoeficiência. O projeto irá ainda promover a utilização eficiente, segura e sustentável de recursos, com vista a produzir novos produtos alimentares.

O projeto visa também desenvolver soluções integradas para a rastreabilidade da cadeia alimentar, recorrendo à Internet das Coisas (IOT), utilizando smart-objects misturados com os cereais e subprodutos ao longo da cadeia de transporte e armazenamento, recolhendo medições/leituras de dados que permitam aferir e assegurar a qualidade e a segurança alimentar. Serão desenvolvidos smart-objects e sistemas automáticos de recolha e upload de dados para servidor central, recolhendo dados ao longo do percurso percorrido pelo cereal ao longo da cadeia de valor, nomeadamente a temperatura e humidade, desde a origem da produção (campos de cultivo), passando pelo transporte (terrestre ou marítimo), e mesmo nos silos de armazenagem.

O projeto Co-CerealValue visa uma profunda alteração do comportamento da Silos de Leixões, traduzindo-se na diversificação da sua oferta de produtos/serviços, passando a empresa a produzir granulados e pellets agroalimentares para além da sua atividade corrente (receção/expedição, movimentação e armazenamento de cereais). Esta alteração constitui para a SdL uma inovação radical, ao acrescentar processos totalmente inovadores e nunca antes realizados no silo portuário.
AcrónimoCo-CerealValue
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/08/1831/01/22

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.