Desenvolvimento de alimentos e bebidas não-lácteas de origem vegetal

Detalhes do projeto

Description

O projeto “PLANTFOOD - Desenvolvimento de alimentos e bebidas não-lácteas de origem vegetal” tem como principal objetivo a investigação, o desenvolvimento e a produção numa unidade piloto à escala laboratorial de bases não-lácteas de origem vegetal (bases PLANTFOODS) não fermentadas e fermentadas, utilizando como fontes de matérias-primas cereais que serão enriquecidas com a incorporação de leguminosas (feijão, grão, lentilhas) e/ou frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs). Esta combinação tem como intuito obter formulações (bases PLANTFOODS) nutricionalmente equilibradas com um conjunto de nutrientes em quantidade suficiente que permitam uma resposta fisiológica, como por exemplo, a proteção cardiovascular com uma redução dos níveis de colesterol total, permitindo a sua classificação como um alimento funcional. Desta forma, o portfolio de novos produtos a desenvolver destina-se a clientes que têm na sua missão servir consumidores que demonstram uma preocupação com questões relacionadas com a manutenção da saúde e bem-estar e a redução do risco de doenças.

Com este projeto, a FRULACT propõe oferecer produtos inovadores e diferenciadores dos produtos não lácteos existentes atualmente no mercado tendo como enfoque a maximização do perfil nutricional, funcional e organolético. Cada base PLANTFOOD será por si só um alimento inovador promotor de Saúde e Bem-Estar, e com possíveis alegações nutricionais, como por exemplo fonte de fibra, proteína, ómega-3 vegetal, cálcio ou potássio. Pretende-se ainda que no final do projeto alguns dos protótipos possam obter a alegação de saúde de redução dos níveis de colesterol sérico e/ou manutenção da função cardíaca.

Numa visão abrangente, as bases PLANTFOODS além de se apresentarem como competitivas em diversos mercados externos, irão ao encontro das principais e mais recentes tendências de mercado, associadas a necessidades específicas de consumidores que procuram produtos de origem vegetal. Esta oferta está alinhada com a tendência atual do Flexitarianismo – “vegetariano” e “flexível” num só conceito. Os adeptos deste regime privilegiam a ingestão de alimentos vegetais, relegando a carne e o peixe para ocasiões tidas como “especiais”.

Estes novos hábitos alimentares enquadram-se no segmento da saúde e bem-estar, o que demonstra o potencial destes produtos para serem explorados no mercado global. De facto, a FRULACT procura ir ao encontro de clientes em mercados onde existe uma clara valorização de alimentos funcionais, nomeadamente atendendo aos benefícios dos cereais, leguminosas e frutos oleaginosos no sistema cardiovascular e/ou na fisiologia pós-pandrial e função gastrointestinal.
AcrónimoPLANTFOOD
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva20/05/1819/05/21

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.