Desenvolvimento de péptidos colagénicos de peixe em sistema integrado com obtenção de frações de elevado valor para alimentação humana, aquacultura e cosmética

Detalhes do projeto

Description

O projeto FISHCOLBOOSTER, tem como objetivo principal valorizar subprodutos de peixe ricos em proteína rica em colagénio (principalmente espinhas e pele de tintureira) através do desenvolvimento de um processamento integrado para obtenção de hidrolisados de colagénio de elevado valor. O projeto espera obter um processo de separação de espinhas e mistura com pele, seguida de produção de hidrolisados de colagénio, combinando uma pré-hidrólise com temperatura e pressão com hidrolise enzimática por bromelaina, obtida por método sustentável. Resultarão do processo frações adicionais ainda com valor, como a hidroxiapatite e lípidos funcionais, que completam a valorização integral dos subprodutos. Esperam-se obter hidrolisados peptídicos de reduzido peso molecular, com evidência de várias atividades biológicas (com destaque para a capacidade antioxidante e promoção de regeneração celular) e boa biodisponibilidade, quer a nível intestinal, quer da pele. Serão testadas formulações destes péptidos de colagénio em dietas para robalo, de forma a avaliar o seu potencial para aumentar a robustez do peixe e a sua resistência a doenças causadoras de grande mortalidade nas aquaculturas. Ainda, como prova de conceito do valor dos novos ingredientes, serão desenvolvidos formulações e protótipos, combinando o fosfato de cálcio e péptidos de colagénio, para a área alimentar, e combinando os péptidos de colagénio com lípidos funcionais na cosmética.

Key findings

desenvolvimento de péptidos colagénicos de peixe, economia circular e sustentabilidade
AcrónimoFISHCOLBOOSTER
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/10/2030/06/23

Parceiros colaborativos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
  • ODS 14 - Vida debaixo de água

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.