Empowering Patients through Digital Technologies

  • Pedron, Cristiane Drebes (PI)
  • Klein, Amarolinda (Investigador)
  • Müller, Ana Paula (Investigador)
  • Steffen, Mário Óscar (Investigador)
  • Tavares, Patrícia (Investigador)
  • Lora, Priscila (Investigador)
  • Picoto, Winnie (Investigador)

Detalhes do projeto

Description

Empowering Patients through Digital Technologies: The Proposition of a Methodology

Junto com a transformação digital, que traz inúmeras oportunidades e desafios ao setor da saúde, existe uma mudança paradigmática de atenção à saúde. O empoderamento do paciente, um dos pilares da abordagem centrada no paciente, tem sido definido como uma forma de apoiar ?o paciente a deixar seu papel passivo e participar ativamente do processo de tomada de decisão sobre sua saúde e qualidade de vida? (Castro et al., 2016, p. 1924). A interação entre pacientes e profissionais de saúde geralmente é escassa e os pacientes ainda têm uma atitude passiva em relação às suas decisões relacionadas à saúde, mas essa realidade está mudando devido à transformação digital que está acontecendo no setor de saúde (Hermes et al., 2020). Tecnologias emergentes como aplicativos móveis de saúde, dispositivos wearables, mídias sociais e sensores relacionados à saúde são alguns dos exemplos de e-health que estão disponíveis. Muitas são as possibilidades que a tecnologia proporciona às empresas, sejam incumbentes ou startups, na proposta de soluções e-health, porém estas soluções precisam agregar valor ao paciente para que este possa se valer da tecnologia para aumentar o seu conhecimento e engajamento no processo de cuidado da sua saúde. Percebendo esta problemática, a questão de pesquisa que orienta o desenvolvimento do atual projeto é: Como auxiliar organizações na proposição de iniciativas e-health que contribuam para o empoderamento dos pacientes? O objetivo deste projeto é propor uma metodologia para auxiliar organizações na criação de iniciativas e-health que entreguem valor e potencializem o empoderamento do paciente. Para tanto, pretende-se utilizar o método Design Science Research. Este é um projeto de pesquisa aplicada que pretende trazer contribuições para organizações no setor da saúde, profissionais da saúde bem como para o paciente.
Título curtoEmpowering Patients through Digital Technologies
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva23/11/23 → …

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • ODS 17 - Parcerias para os objetivos

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.