Estudo de Mecanismos/Biomarcadores Moleculares no Diagnóstico, Prognóstico e Monitorização de Doenças Inflamatórias Orais e Sistémicas

Detalhes do projeto

Description

As doenças inflamatórias orais, tais como a doença periodontal e a peri-implantite, têm um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e estão associadas a diferentes doenças sistémicas. Desta forma, é essencial identificar mecanismos moleculares e vias celulares que se encontram desreguladas nessas patologias.
As doenças orais têm origem sobretudo em infeções bacterianas, virais ou fúngicas que desencadeiam uma resposta imune contra o agente patogénico em questão, podendo resultar em doenças inflamatórias na cavidade oral. Neste contexto, a doença periodontal, constitui a doença inflamatória crónica mais comum em humanos, que resulta da interação entre bactérias periodontopatogénicas, resposta imune do hospedeiro e fatores ambientais (ex. tabagismo), representando um enorme desafio nos cuidados de saúde. Desta forma, este projeto tem como objetivo caracterizar potenciais mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão da doença periodontal, com vista a identificar biomarcadores moleculares que auxiliem o médico dentista no diagnóstico, prognóstico e gestão dos casos clínicos desta doença. Para atingir este objetivo serão utilizadas diferentes estratégias moleculares e imunológicas, que irão incluir análises de expressão genética e proteómica, análises de microbioma oral e proteómica e quantificação de moléculas inflamatórias. Tendo em conta, que uma das grandes finalidades deste projeto é aplicação do conhecimento científico a casos clínicos da clínica dentária da Universidade Católica Portuguesa, utilizando amostras de saliva e biópsias da cavidade oral, este projeto será executado em colaboração com a Precision Dental Medicine Platform do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS).
De salientar que, grande parte do trabalho desenvolvido, incluindo as estratégias e técnicas laboratoriais implementadas no estudo da doença periodontal serão utilizadas para o estudo e caracterização de outras doenças da cavidade oral, tais como peri-implantite e cancro oral.
Outro dos grandes objetivos deste projeto é o desenvolvimento e implementação de diferentes técnicas laboratoriais que permitam a identificação de diferentes tipos de biomarcadores moleculares em saliva, incluindo marcadores epigenéticos, tais como quantificação de miRNAs e perfis de metilação do DNA associados a doenças orais e sistémicas. Dada a importância da caracterização do microbioma oral neste tipo de patologias, serão também desenvolvidas estratégias de quantificação de espécies bacterianas por qPCR.
Portanto, um dos maiores focos deste projeto será a produção de diferentes dados moleculares e a sua integração com dados clínicos utilizando estratégias de Biologia Computacional e Bioinformática, contribuindo assim para o desenvolvimento da medicina de precisão.

Key findings

Estudo de Mecanismos/Biomarcadores Moleculares no Diagnóstico, Prognóstico e Monitorização de Doenças Inflamatórias Orais e Sistémicas
AcrónimoCEEC 2021 - CIIS Inv. Junior
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva1/08/2231/07/28

Funding

    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

    Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

    • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
    • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
    • ODS 10 - Desigualdades reduzidas

    Impressão digital

    Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.