Detalhes do projeto

Description

O fenómeno do consumo de drogas entre os jovens é um problema crescente que deve ser abordada de uma internacional e multidisciplinar. De acordo com estudos epidemiológicos recentes, o número de jovens que admite ter experimentado drogas continua a crescer, enquanto a idade de início está diminuindo (Instituto da Droga e da Toxicopedência, 2009; Observatório Espanhol sobre Drogas, 2009; Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, 2009). O projecto E-NEEDD ou rede europeia para a prevenção do consumo de drogas em idade precoce (adolescentes com 12-16 anos) no contexto escolar foi proposto por parceiros de cinco países da UE (Espanha, Portugal, Itália, Roménia e Turquia) e financiado pelo sub Comenius no Longo da Vida Programa de Aprendizagem foi desenvolvido em três fases ao longo de 24 meses, de Dezembro 2008 a Dezembro de 2010. O seu principal objectivo foi incentivar comportamentos saudáveis em adolescentes e fornecer ferramentas e formação a professores no sentido de lhes permitir enfrentar o problema do consumo de drogas. O projeto Eneedd produziu os seguintes resultados: a) uma análise comparativa da prevalência do consumo e factores associados, b) um estudo comparativo de intervenções preventivas desenvolvidas, com a identificação e disseminação das melhores práticas c) um curso on-line experimental acerca da detecção precoce e prevenção do uso de drogas junto de 50 professores do ensino basico (terceiro ciclo) e secundário; d) o desenvolvimento de uma escala de detecção precoce do consumo de drogas e e) um Web site para a divulgação de conteúdos, que inclui uma base de dados de 61 programas e prevenção e 91 instrumentos de avaliação de factores de risco do consumo de drogas.
O projecto teve impacto a curto prazo sobre os professores que participaram do curso on-line e os estudantes que participaram da validação da escala e espera-se que tenha impacto a longo prazo sobre os professores, psicólogos e psicopedagogos, instituições e, consequentemente, os alunos. Finalmente, o E-NEEDD pretende ser a semente de um grupo de trabalho estável que possa desenvolver programas de investigação colaborativa, para o desenvolvimento de soluções aplicadas e formação no domínio da prevenção das toxicodependências.
AcrónimoE-NEEDD
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/09/0931/12/10

Funding

    Impressão digital

    Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.