FarDar

Detalhes do projeto

Description

No ano em que na Universidade Católica Portuguesa se assinala como lema “O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social” (Capeloa Gil, 2023), o Projeto “FarDar” assenta no valor da Fraternidade social universitária e no dom de doar como princípios fundamentais.
Com este projeto pretende criar-se, na EEL da UCP, um banco de fardas e batas para que os estudantes com maiores dificuldades financeiras possam ter um uniforme sem custos. Podem ainda fazer esta solicitação estudantes que respeitem os princípios da reciclagem e da reutilização no pressuposto da sustentabilidade (ONU, 2016).
A enfermagem é uma profissão em que a farda tem um enorme significado simbólico, lhe confere uma identidade e carisma (Madureira, 2017; Simões Figueiredo, 2004). A farda representa uma tradição e uma profissão (Hoeve et al., 2013).
A farda é usada nas instituições hospitalares com dois propósitos: a identidade da profissão e a proteção dos enfermeiros na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde (Ordem Enfermeiros, 2009).
A utilização da farda branca demonstra limpeza, aprumo e uma tradução estética de quem a veste.
Para além do anteriormente referido, a farda dos estudantes de enfermagem ainda tem características específicas que permitem a identificação da Escola/Universidade a que pertencem (Salgueiro, 2000).
Pretende-se que os estudantes finalistas sintam que estão, também, a transmitir um legado doando a sua farda vivida.

Key findings

Farda; Responsabilidade Social; Sustentabilidade
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva30/06/21 → …

Parceiros colaborativos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas
  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis

Keywords

  • Farda
  • Responsabilidade Social
  • Sustentabilidade