Paisagens Franciscanas: a Observância entre Itália, Portugal e Espanha

• Andrade, Maria Filomena (PI)
  • Bertocci, Stefano (PI)
  • Fontes, João Luís Inglês (Investigador)
  • Pancani, Giovanni (Investigador)
  • Salvestrini, Francesco (Investigador)
  • Cioli, Federico (Estudante)
  • Cottini, Anastasia (Estudante)
  • Genin, Soraya (PI)
  • Paio, Alexandra (Investigador)
  • Brandão, Filipe (Investigador)
  • Volzone, Rolando (Bolseiro)
  • Soler Sala, Maria (PI)
  • Garí de Aguilera, Blanca (Investigador)
  • Jornet Benito, Núria (Investigador)
  • Ferrer, Marc (Bolseiro)
  • Mallofré López, Bet (Bolseiro)
  • Alves, Carlos (Investigador)

Detalhes do projeto

Description

O legado espiritual de São Francisco de Assis (1181/82-1226) caracteriza a cultura europeia e sobrevive através de suas regras, textos espirituais e das ordens mendicantes. No entanto, muitos complexos arquitetónicos perderam a sua função e valores originais. A importância dos frades mendicantes na transformação das paisagens urbanas e rurais só recentemente foi reconhecida. O projeto tem como objetivo estudar a rede de observância franciscana ítalo-hispano-portuguesa, a fim de definir um “Atlas” de documentação e
conhecimento em ordem à conservação, proteção e promoção desse património cultural disperso. A localização remota desses edifícios e a sua conexão com a paisagem envolvente e com o respectivo território coloca em destaque a questão das áreas periféricas e abandonadas e contribui para a definição de um mapa de criticidades. A proposta visa combinar técnicas tradicionais e inovadoras, em ordem a desenvolver metodologias, protocolos e ferramentas de avaliação de riscos e a criar interfaces amigáveis para a gestão e preservação do património cultural. As más condições de alguns edifícios, devido à instabilidade hidrogeológica, ao abandono ou a terramotos, exigem a definição de
estratégias com vista à conservação, proteção e manutenção deste património vulnerável. Além disso, o projeto tem como objetivo desenvolver novas estratégias para experiências diversificadas através das Tecnologias de Informação e Comunicação, e métodos inovadores em ordem à reutilização, de uma forma interactiva, do Património Cultural, concebendo roteiros para caminhadas e ciclismo.
Os resultados esperados facilitarão a consciencialização da cidadania europeia, com base na partilha de valores e realizações comuns, e promoverão uma compreensão da história da Europa fundada no seu património material, intangível e natural. A identificação de um património cultural europeu comum pode ser alcançada através de roteiros culturais que traçam a história dos povos, migrações e a expansão das principais correntes europeias de civilização nos campos da filosofia, religião, cultura, artes, ciência, tecnologia e comércio.

Layman's description

The spiritual legacy of St. Francis of Assisi (1181/82-1226) characterises European culture and survives through his rules, spiritual texts and mendicant orders; despite this, many architectural complexes have lost their original function and values. The importance of mendicant friars in the transformation of urban and rural landscapes has been recognized only
recently. The project aims to study the Italian-Spanish Portuguese Franciscan Observance network, in order to define a “Atlas” of documentation and knowledge for conservation, protection and promotion of this scattered Cultural Heritage (CH). The remote location of these buildings and their connection with the surrounding landscape and territory instances the issue of peripheral and abandoned areas and contributes to defining a map of criticalities.
The proposal aims at combining traditional and innovative techniques in order to develop risk assessment methodologies, protocols, and tools and to create user-friendly interfaces for the management and the enhancement of CH. The poor conditions of some buildings, due to hydrogeological instability, abandonment or earthquakes, require the definition of strategies for the conservation, protection and management of this vulnerable heritage. Furthermore, the project aims at developing new strategies for layered experiences through
Information and Communication Technologies (ICT) and innovative methods to reuse, through the interaction, the CH, by designing hiking and cycling routes.
The expected outcomes will facilitate awareness of European citizenship based on the sharing of common values and achievements and will promote an understanding of Europe's history based on its physical, intangible and natural heritage. Noting that the identification of a common European cultural heritage may be achieved via cultural routes tracing the history of peoples, migrations, and the spread of the major European currents of civilization in the fields of philosophy, religion, culture, arts, science, technology, and trade.
AcrónimoF-ATLAS
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva1/09/2031/08/23

Funding

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

• ODS 4 - Educação de qualidade
    • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura

• Rotas do Património Cultural Cultural
    • Conservação, Proteção e Reutilização
    • Humanidades digitais
    • Paisagens da Observância Franciscana

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.