Gluvac-COVID19 - Amyris Glucan Based Vaccine Adjuvant COVID19

Detalhes do projeto

Description

A pandemia do Covid-19 e os esforços que globalmente estão a ser feitos no sentido de desenvolver e disponibilizar uma vacina em 12-18 meses, tem levantado a questão de saber se será possível criar soluções que permitam levar as vacinas a desempenhar um papel mais relevante no combate a pandemias. Experiências passadas como a MERS ou a gripe H1N1,
enfatizam a necessidade de criar ferramentas, facilmente adaptáveis a novas ameaças, que acelerem o desenvolvimento e produção de novas vacinas. O uso de novos adjuvantes, estimulando a resposta imunológica ao antigénio, pode ser uma destas ferramentas.
O GluVac ambiciona desenvolver um novo adjuvante para vacinas, de rápida produção e com custos limitados, capaz de se adaptar a novos patogéneos e estimular a resposta imunitária, permitindo acelerar o desenvolvimento e produção de novas vacinas. Serão usadas beta - glucanas (BG) com propriedades imunomodulatórias singulares extraídas de uma S. cerevisiae produtora de rebaudiosídeo M, e pela validação da sua capacidade em estimular a resposta
imunitária a antigénios da SARS-CoV-2. Identificam-se 3 principais barreiras a ultrapassar:
presença de resíduos proteicos associados às BG extraídas pelo processo atual; ausência de dados sobre a estabilidade de formulações que incluam BG e antigénios da SARS -CoV-2; e, a ausência de ensaios in vivo. O GluVac reúne um consórcio formado pela s UCP e Amyris, contando ainda com o IDRI como parceiro, com extenso conhecimento científico e industrial nas áreas do projeto.
O plano delineado permitirá o desenvolvimento de um adjuvante, que ao contrário dos poucos aprovados, será obtido de uma fonte sustentável, por um processo facilmente escalável e com custos reduzidos, contribuindo para acelerar o desenvolvimento e produção de novas e atuais vacinas, nomeadamente para a Covid -19. A novidade do projeto resulta da utilização de BG especificas para desenvolver formulações com capacidade de potenciar a resposta imunitária a antigénios da SARS-CoV-2.
AcrónimoGluVac
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/05/2031/07/21

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.