História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima

Detalhes do projeto

Layman's description

O presente projeto assume três grandes objetivos, a que associar-se-ão as modalidades de concretização possíveis:
a) - Fazer a história da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Para o efeito propõe-se o desenvolvimento de uma investigação de arquivo de que resultará a publicação de um livro sobre a História da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Das origens aos dias de hoje.
b) - Fomentar a investigação histórica sobre a Congregação a partir dos seus arquivos e da recolha de testemunhos orais. Neste contexto, e em ordem a criar condições para que a reflexão historiográfica possa prosseguir e aprofundar-se, será desejável a criação de uma bolsa de estudo (total ou parcial) de apoio a um doutoramento que tenha por tema algum aspeto da vida da Congregação.
c) - Aprofundar o estudo das Ordens e Congregações religiosas femininas em Portugal na sua especificidade, destacando o papel pioneiro das SNSF em determinados sectores, de que são exemplo: a questão do hábito; o papel da imprensa; a prioridade dada à educação das raparigas; a valorização da dimensão sacerdotal e apostólica; a vida comunitária; a afirmação da liderança feminina na Igreja e na sociedade; entre outros. Nesta linha, prevê-se a possibilidade de realização de um Colóquio sobre esta matéria.
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva1/07/1731/12/22

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 4 - Educação de qualidade
  • ODS 5 - Igualdade de género

Keywords

  • Ordens religiosas femininas
  • Congregações religiosas
  • Vida comunitária
  • História da Igreja

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.