LEAD: LEarning And Development in micro- and small enterprises

Detalhes do projeto

O projeto LEAD é um projeto financiado pela Comissão Europeia.

O objetivo do projeto é desenvolver um guia e materiais de aprendizagem abrangente que promovam uma abordagem de liderança orientada para o desenvolvimento entre CEO/gestores de micro e pequenas empresas, tornando-os capazes de gerir as atividades de treino e desenvolvimento nas suas empresas, inclusive entre outros, a identificação de necessidades de competências e a facilitação activa da aprendizagem no local de trabalho.

No projeto participam as seguintes organizações:
Budapest Business School (BBS)
University Paris Nanterre (UPN)
Tallinn University of Technology (TTU)
Wroclaw University of Economics and Business (WUEB)
Portuguese Catholic University (UCP)
CEPOR – SMEs & Entrepreneurship Policy Centre (CEPOR)
ADINVEST Europe (ADINVEST)
Antecedentes do projeto
A experiência mostra que a formação contínua dos CEO/gestores, bem como dos funcionários, é um factor chave para o desenvolvimento bem sucedido das empresas. A grande maioria das empresas de média dimensão tem um historial de formação formal e/ou não formal, enquanto as pequenas empresas (empregam entre 10 e 49 pessoas) não o fazem. Ainda mais marcante é a diferença em relação às microempresas (até 9 trabalhadores) que demonstram falta de propensão para se submeterem a formações, seja esta formação externa ou interna (em contexto de trabalho) e muito menos a aceitação de aconselhamento externo.

A experiência dos parceiros e a intensa investigação preparatória apontaram que estes dois grupos-alvo (Micro e Pequenas Empresas, MPE) sofrem de uma grande falha do lado da oferta/procura na oferta de formação e também nas abordagens pedagógicas para motivar os proprietários/CEO a considerarem as vantagens de um esquema ou visão de reciclagem predefinido para a empresa. Com base nos resultados relevantes desta investigação, foi descoberta uma grande necessidade das MPE e a ideia de preencher as lacunas. Através de um projeto como o LEAD é criada como uma nova iniciativa no meio empresarial.

A principal ambição dos participantes do projeto é fazer mudanças nas orientações e atitudes empreendedoras e gerenciais dos CEO/gestores de MPE em favor de um melhor ajuste às mudanças externas através da aprendizagem e desenvolvimento contínuos. Para conseguir isso, os resultados do projeto promoverão a aprendizagem a nível organizacional e dos funcionários, combinando conhecimentos existentes e novos sobre as necessidades e práticas de aprendizagem das MPE com conteúdos e metodologias de ensino tradicionais e inovadores, contando com o uso intensivo de plataformas digitais, meios e procedimentos.

Resultados esperados:
Para tornar os resultados tão claros quanto possível, os resultados esperados do projecto LEAD-MSE estão resumidos em três Resultados Intelectuais.

IO1 – Estudo Preparatório – para orientação do desenvolvimento do material de formação
O ponto de partida deste projecto é conhecer e preparar uma análise das necessidades de formação e abordagens de aconselhamento adequadas no que diz respeito às MPE agrupadas de acordo com as suas diferentes características e estado de desenvolvimento. Esta primeira produção intelectual elabora um estudo comparativo transversal apresentando o estado da arte das micro e pequenas empresas (MPE) que enfrentam desafios de liderança e desenvolvimento de competências nos países participantes.

IO2 – Manual Prático
O Manual Prático visa transferir o conhecimento adquirido e desenvolvido durante as atividades anteriores do projeto. Por outras palavras, os resultados do estudo preparatório servirão de insumo para a compilação do Manual.
O Manual fornecerá orientações aos CEO/gestores de MPE para a criação de uma estratégia consistente de formação adicional ao nível da empresa, incluindo as ferramentas de motivação que promovem o envolvimento dos funcionários em diversas formas de aprendizagem.
O objetivo principal do Manual é apoiar os proprietários de MPE nos seus esforços para melhorar, transferindo conhecimentos relevantes sobre a aprendizagem e a orientação para o desenvolvimento, e fornecer um recurso intelectual facilmente disponível para que aumentem as suas capacidades de gestão da formação e do desenvolvimento a nível da empresa.

IO3 – Currículo/Materiais de formação Abrangentes
O principal resultado do projecto será um material de formação abrangente para CEO/gestores/conselheiros de MPE e para estudantes (futuros CEO/gestores de empresas).
O objetivo principal do material de formação é contribuir diretamente para o desenvolvimento das competências do grupo-alvo na gestão eficaz de processos de aprendizagem no local de trabalho, acompanhadas por uma melhoria nas atitudes de gestão orientadas para a aprendizagem. Os materiais de formação serão baseados nos resultados das fases anteriores do projeto, por ex. a Análise Preparatória e o Manual e incluirá também o domínio dos parceiros no desenvolvimento de currículos para PME em vários domínios que abrangem o vasto leque de operações da empresa.
O desenvolvimento conjunto de material de treinamento oferece uma excelente oportunidade para o
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva1/11/2131/08/24

Parceiros colaborativos

• Budapest Business University (líder)
  • Université Paris Nanterre
  • Tallinn University of Technology
  • Wroclaw University of Economics and Business
  • CEPOR - SMEs & Entrepreneurship Policy Centre
  • ADINVEST Europe

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.