SMARTI: Support for Innovative Methodology, Approaches and Tools for Teaching through the Medium of English

Detalhes do projeto

Description

O projeto SMARTI, lançado no início de 2021, começa a mostrar resultados. Este projeto tem como objetivo reformular os programas de mestrado e doutoramento, utilizando a língua inglesa como meio de ensino em cursos não linguísticos (por exemplo: ciências, matemática, medicina, tecnologia da informação, entre outros) na Arménia e na Russia.

A Faculdade de Biotecnologia - UCP é co-coordenadora do WP 1 do SMARTI, que tem como objetivo identificar os problemas surgidos durante a implementação do projeto para promover a modernização, internacionalização e melhorar a formação dos professores nos países parceiros na área de ensino através da língua inglesa. Este WP começou com uma revisão da literatura e um estudo de revisão de campo sobre práticas no uso da língua inglesa como meio de ensino e metodologias centradas no aluno na Arménia e na Rússia. Os resultados apresentados referem-se às práticas de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior na Arménia.

Em 2005, a Arménia aderiu ao Processo de Bolonha e desde então têm sido realizadas reformas intensivas na educação em todas as universidades da Arménia. Essas reformas visam a integração da universidade no Espaço Europeu de Ensino Superior. A educação é baseada nos princípios fundamentais do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos.

As experiências de internacionalização das universidades arménias são bastante diversas. Considere o caso da Universidade Estatal de Vanadzor (VSU), Academia de Administração Pública da República da Arménia (PAARA), Universidade Estadual Mikayel Nalbandyan de Shirak (SUSh), Universidade Estadual de Goris (GSU) e Universidade Nacional Agrária da Arménia (ANAU).

A VSU coopera de perto com mais de 25 instituições de ensino superior na Europa e em países pós-soviéticos. Desde 2013, foram feitos vários investimentos para melhorar o nível de ensino superior na VSU. Como resultado, foram implementados cinco projetos de mobilidade Tempus (LeAGUe, SSRULLI, VERITAS, MAHATMA e GOVERN) e quatro Erasmus Mundus. Devido aos projetos Tempus, a universidade passou por várias mudanças estruturais e os projetos de mobilidade Erasmus Mundus e Erasmus+ deram aos alunos e funcionários da VSU a oportunidade de adquirir experiência europeia de ensino e aprendizagem. De 2017 a 2020, a VSU esteve envolvida no projeto de desenvolvimento de capacidades Erasmus+ BOOST, o que permitiu a melhoria do seu planeamento estratégico de internacionalização. Desde 2018, devido ao envolvimento da equipa da VSU no projeto Erasmus+ PRINTeL (Mudança de Sala de Aula: Promovendo o Ensino e Aprendizado Inovadores para Melhorar a Experiência de Aprendizado dos Alunos), muitos membros do corpo docente foram treinados e transmitiram o seu conhecimento e experiência a muitos interessados internos e externos da VSU.

A PAARA desenvolveu o seu Conceito de Internacionalização alinhado com o Plano Estratégico 2019-2024, que por sua vez está em conformidade com o Programa do Governo da Arménia em termos de internacionalização do ensino superior e do campo de pesquisa arménio. O Conceito, bem como o Plano Estratégico 2019-2024, prevê a oferta de vários cursos profissionais em inglês. Além disso, a acreditação internacional de pelo menos uma especialidade (MPA ou MBA) também é prevista nos documentos acima; portanto, estão sendo tomadas medidas para transmutar programas de estudo relevantes em programas ministrados em inglês.

No caso da SUSh, ela participa dos programas Tempus, Erasmus Mundus e Erasmus+ desde 1996. No âmbito do projeto BOOST (2016-2020), foram desenvolvidos e aprovados pela SUSh 5 regulamentos e procedimentos (Regulamento do Centro de Cooperação e Relações Externas - Relações Públicas, Procedimento de Relações Públicas, Procedimento de Mobilidade Acadêmica, Conceito de Estratégia de Marketing da SUSh, Política de Internacionalização da Ciência e Pesquisa).

De acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Estratégico, a GSU tem trabalhado ativamente para concluir acordos e memorandos de entendimento com universidades, instituições e organizações locais e internacionais, participando na elaboração de propostas para projetos financiados pela UE KA1 e KA2, organizou cursos de inglês para o seu corpo docente e administrativo, foi membro do consórcio de vários projetos Tempus e Erasmus+.

Por fim, a ANAU, no campo da cooperação internacional, adotou, para levar a universidade ao reconhecimento internacional, a integração no ensino superior internacional, a política de prestação de serviços de pesquisa e consultoria. Nos últimos anos, a ANAU tem participado ativamente de vários projetos internacionais. Durante este período, a ANAU participou de 4 programas Tempus (GOVERN, ARMENQA, SuToMa, LeAGUe) e 3 programas Erasmus Mundus (ELECTRA, EFFORT, EMBER). A ANAU possui 38 acordos em curso no âmbito do Erasmus+ KA1, 4 projetos Erasmus+ KA2 em andamento (SMARTI, GEOTAK, ABIONET, TOPAS). No total, a ANAU coopera com cerca de 100 organizações internacionais.

Esses resultados são importantes para a continuação do projeto no que diz respeito ao desenvolvimento de um modelo abrangente de formação e competência para os responsáveis pelos programas de ensino universitário e um programa de formação multidisciplinar para professores do ponto de vista internacional.

Work Package 1
Preparação

Work Package 2
Desenvolvimento

Work Package 3
Plano de Qualidade

Work Package 4
Disseminação e Exploração

Work Package 5
Gestão Académica

Key findings

ANAU Desk&Field study in Armenia
Report on EMI-SCL. LE Strategies
RUS WP 1 Desk&Field report presentation
SMARTI BEST Practices presentation SCM ARM 6_1021
WP1 Report – D_F study – Armenia 2021
WP1 Report – D_F study – Russia 2021
SMARTI WP-2 ESP programme of study Jan 2022
Título curtoSMARTI
AcrónimoSMARTI
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva15/01/2114/01/25

Parceiros colaborativos

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.