Detalhes do projeto

Description

Os desafios de saúde que assolam atualmente a sociedade têm potenciado implementação de soluções tecnológicas à escala global. Invariavelmente a emergência da Inteligência Artificial (IA) tem revelado um ímpar contributo no processamento e análise de dados, com incontestável ênfase na célere identificação de diagnósticos clínicos, oferecendo soluções cada vez mais precisas e acuradas. Salientam-se os estudos conduzidos anteriormente pelas investigadoras, que serviram de base à descoberta dos indicadores mais específicos do diagnóstico de angústia espiritual em contextos nacionais díspares e em amostras populacionais distintas, bem como da prevalência de angústia espiritual (Caldeira et al., 2015,2016; Martins et al., 2019, 2021; Romeiro et al., 2022).
Destacaram-se indicadores comuns e preditivos de angústia espiritual, como o
“sofrimento percebido”, o “questionamento do sentido da vida” e “alienação”. A
sensibilidade dos mesmos, impele à necessidade de se tomarem como indicadores importantes de uma transformação digital e criação de um e/ou mais algoritmos auxiliares do raciocínio clínico. Este projeto visa desenvolver uma app particularizada para a tomada de decisão clínica. Prevê-se denominar a app STEP [Spirit disTrEss aPp] ou STEP [angúSTia Espiritual aPp]. Este projeto experimental ocupar-se-á do desenvolvimento de um protótipo aplicativo que auxilie e surja como suporte no raciocínio e decisão clínica dos profissionais de saúde na determinação do grau de angústia espiritual da pessoa cuidada. Prevê o desenvolvido em duas fases: (1) elaboração do protótipo da APP para
dispositivos móveis; e (2) pré-teste. A metodologia baseia-se na engenharia de software escolhida para a elaboração do protótipo com auxílio de um profissional devidamente certificado para o efeito - engenheiro informático. A aplicação pretende-se desenvolver para a plataforma Android, utilizando a linguagem JAVA. A avaliação dos profissionais em relação à ergonomia e usabilidade será avaliada sob o jugo de uma escala de resposta do tipo Likert que compreenderá cinco respostas desde o “não concordo” até “concordo completamente” como critérios de avaliação contemplando um espaço de resposta aberta para sugestões. A qualidade e exequibilidade do programa e sua avaliação em pré-teste por meio de indicadores possibilitará a adaptação necessária da app. A divulgação da app ocorrerá por meio de colaboração dos profissionais de uma unidade de cuidados paliativos (com protocolo com a UCP), com recurso a dispositivo móvel digital (telemóvel ou tablet em rede). Seguir-se-á a apresentação de vários frames que num sequenciamento lógico de apresentação de vários indicadores permitirá a obtenção de um score final do grau de
angústia espiritual daquele paciente, indicadores das intervenções necessárias para a equipa de saúde intervir no modo preventivo que for mais adequado segundo o algoritmo de decisão.
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/04/2331/12/23

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.