The Contemporary Portuguese Sign Language Dictionary: From the App to the Classroom

Detalhes do projeto

Description

As línguas gestuais são línguas naturais que utilizam a modalidade visuo-gestual sendo usadas e desenvolvidas em comunidades de pessoas surdas. A Língua Gestual Portuguesa (doravante LGP) é, assim, a língua natural da comunidade surda portuguesa reconhecida na Constituição da República Portuguesa desde 1997 (AR, 1997).
A produção lexicográfica para a LGP tem sido escassa até ao presente seguindo a tradição de compilação dos dicionários do século XIX tanto ao nível da macroestrutura como da microestrutura fazendo corresponder a uma palavra da língua portuguesa escrita um gesto, organizado por ordem alfabética ou por temas e, embora se intitulem de dicionários monolíngues, são na prática bilíngues e unidirecionais mais destinados para aprendizes de LGP como segunda língua, normalmente ouvintes, do que para pessoas surdas. O número de entradas é escasso e não representam o fundo lexical da LGP já que partem da língua portuguesa, que é a língua-fonte e não da LGP e, por consequência, adotam as classificações gramaticais da língua portuguesa e não da LGP. Não contemplam exemplos de uso dos termos em LGP. Todas as lacunas observadas podem e devem ser suprimidas com a construção de um dicionário contemporâneo de LGP baseado num corpus no sentido moderno do termo, i.e. anotado e passível de ser lido por computador. A nossa proposta do “Dicionário Contemporâneo da LGP” (DC_LGP) é uma consequência do projeto “Construção de um Corpus de Referência para a LGP” que está a ser desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/LLTLIN/29887/2017) e que informará o dicionário contemporâneo da LGP que propomos compilar.
O Dicionário terá a possibilidade de pesquisar os gestos através das configurações da mão, localização, movimento e orientação da palma da mão da LGP, os dois últimos parâmetros, inovadores a nível internacional, pois nunca foram disponibilizados num dicionário baseado em corpora. Terá também a possibilidade de pesquisar por palavra do português e por temas. Ao nível da microestrutura irá contemplar diversas informações sobre cada gesto, como exemplos de uso dos gestos em frases gestuais, as variantes dos gestos, a etimologia e a classificação gramatical dos gestos. Os três últimos aspetos inovadores em relação aos dicionários de Língua Gestual já desenvolvidos nos outros países. O projeto será constituído por duas equipas: a equipa da UCP (que será responsável pelo desenvolvimento linguístico do dicionário) e a equipa do IST-ID (que será responsável pelo desenvolvimento tecnológico do dicionário).
Paralelamente, desenvolveremos uma plataforma online para alojar o dicionário, com possibilidade de impressão em papel e uma aplicação (App) para telemóvel e Ipad, tornando a sua consulta amiga do utilizador. Ligada ao dicionário existirá uma plataforma (tipo Crowdsourcing), com a possibilidade de incluir e discutir propostas de novos gestos por parte de elementos da comunidade surda e investigadores devidamente credenciados e registados. O DC_LGP irá disponibilizar também um dicionário terminológico em Ciências da Saúde. Este dicionário terá um impacto positivo direto na aquisição da LGP por crianças surdas, na consolidação da língua em jovens surdos, na aprendizagem da língua por parte de familiares de crianças e jovens surdos, e também como fonte de informação de intérpretes de LGP e professores de surdos e ainda na aprendizagem da LGP por pessoas ouvintes.
Título curtoDicionário LGP
AcrónimoDCLGP
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva1/01/2331/12/25

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.