Detalhes do projeto
Description
O projecto T-GREEN visa responder à necessidade de reforma no ensino de pós-graduação na Arménia. Esta reforma pretende alinhar-se com o Pacto Ecológico e facilitar a transição de currículos convencionais para currículos virados para o futuro, ambientalmente conscientes e interdisciplinares. O projeto também procura promover a mobilidade estudantil e criar abordagens colaborativas para a implementação de programas de graduação.
No centro deste projecto está a capacitação de administradores nacionais e institucionais, decisores, implementadores de políticas, educadores, investigadores e estudantes. O foco principal é a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados às preocupações ambientais nas políticas e no conteúdo educacional.
Um objectivo central adicional do projecto envolve o estabelecimento de uma rede que englobe autoridades nacionais, Instituições de Ensino Superior (IES) e outras partes interessadas. Esta rede promoverá a colaboração horizontal e vertical. Para conseguir isso, os regulamentos nacionais e institucionais que incentivam programas de graduação conjuntos, duplos ou múltiplos e apoiam a mobilidade estudantil, a transferência de créditos e o reconhecimento serão refinados e testados.
Uma reavaliação estratégica da lista nacional de profissões permitirá o licenciamento de novos programas de mestrado, orientados para o futuro, interdisciplinares e ecológicos. As estruturas colaborativas desenvolvidas terão um impacto duradouro, estendendo-se para além do prazo do projeto e conduzindo a novas iniciativas.
As realizações do projecto incluirão um conjunto abrangente de ferramentas nacionais e institucionais que facilitam os esforços colaborativos. Este kit de ferramentas será testado através da introdução de três programas educacionais verdes colaborativos recentemente desenvolvidos, bem como da redefinição de oito programas existentes para incorporar módulos verdes.
OBJETIVOS GERAIS
Apesar dos esforços direcionados da União Europeia para apoiar a Arménia em vários setores da sustentabilidade ambiental (por exemplo, projeto EaP Green, grupo de trabalho de ação verde, iniciativa UE-Agricultura Verde, Erevan Verde – eficiência energética e autocarros verdes, etc.), o aumento da procura internacional financiamento e investimentos verdes (por exemplo, BERD e Fundo Verde para o Clima, programa GEFF, etc.), e as iniciativas estratégicas do Governo da República da Arménia (RA), a maioria das instituições de ensino superior (IES) na Arménia permaneceram indiferentes a estes esforços. Estas instituições carecem de cursos, conteúdos e programas educativos específicos relacionados com a sustentabilidade, bem como de esforços para nutrir as competências verdes dos alunos (tanto competências específicas para o trabalho como interpessoais) e mentalidades ambientalmente conscientes.
O projeto T-GREEN aborda a prioridade do “Ambiente e luta contra as alterações climáticas”, reformando o ensino superior na Arménia para apoiar o Acordo Verde, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as iniciativas da UE e as políticas nacionais. A área prioritária do projeto da Comissão Europeia (CE) centra-se no Pacto Ecológico Europeu. O projeto visa modernizar os cursos de pós-graduação com programas interdisciplinares e colaborativos que contribuam para mitigar as mudanças climáticas e nutrir uma força de trabalho qualificada para indústrias sustentáveis. Embora o foco principal seja o alinhamento com o Pacto Ecológico da UE, o projeto também garante a inclusão através de atividades e práticas de gestão, como materiais eletrónicos acessíveis, um website acessível e o envolvimento de ONG que trabalham com necessidades especiais no desenvolvimento do programa de mestrado em Cidades Sustentáveis. .
Prioridade Regional
A integração de conteúdos sustentáveis na educação complementa a prioridade regional das reformas estruturais destinadas a promover e apoiar iniciativas de mobilidade. Estas reformas incluem a criação de um sistema de reconhecimento e transferência de créditos semelhante ao sistema Erasmus+ KA1 na Arménia. O projeto também envolve a pilotagem de programas educacionais colaborativos interdisciplinares.
Finalidade e Objetivos
O objetivo global do projeto é reformar o ensino de pós-graduação na Arménia para se alinhar com o Acordo Verde e fazer a transição de currículos convencionais para currículos inovadores, verdes e interdisciplinares. Além disso, o projeto busca promover a mobilidade estudantil e estabelecer estratégias colaborativas de implementação de diplomas. Tanto os parceiros dos Estados-Membros da UE como os colaboradores arménios devem aproveitar os seus pontos fortes, experiências e lições aprendidas para colmatar a lacuna de desenvolvimento da Arménia na organização de currículos verdes avançados e modernizados. Este esforço envolve abordar proativamente as necessidades do mercado de trabalho, implementar programas de graduação colaborativos e garantir a mobilidade dos estudantes.
Enfrentar os desafios ambientais requer soluções específicas a nível nacional, uma vez que as preocupações ambientais transcendem as fronteiras. A mudança das cadeias de abastecimento lineares tradicionais para modelos de circuito fechado ou circulares, juntamente com a transição dos sistemas económicos convencionais para economias circulares e produção sustentável, exige competências verdes. Esta mudança enfatizada no Pacto Ecológico da UE (2019) é crucial para a liderança futura e para a sustentabilidade económica global. Alcançar estas transformações requer uma mudança conceptual significativa nos programas de ensino superior. As IES desempenham um papel fundamental na viabilização das transformações acima mencionadas através de iniciativas robustas de capacitação, reciclagem e melhoria de competências para decisores, docentes e investigadores nacionais e institucionais. Isso inclui a concepção de programas educacionais orientados para resultados, interdisciplinares, inovadores e colaborativos.
A relevância destas questões é particularmente pronunciada no contexto arménio, à medida que o país enfrenta desafios ambientais, incluindo, entre outros, a sobre-exploração dos recursos naturais, a poluição ambiental, a exploração madeireira ilegal, o alagamento do Lago Sevan e a escassez de recursos hídricos e resíduos. gerenciamento.
O objectivo do projecto estende-se à transformação do ensino de pós-graduação na República da Arménia e à introdução de esquemas de mobilidade e programas de graduação colaborativos. Apesar da introdução do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) na Arménia em 2007, a sua implementação efectiva continua por resolver. Os desafios persistem tanto a nível nacional como institucional, incluindo opções limitadas de mobilidade para estudantes dentro de uma única instituição ou entre departamentos, uma situação comum em casos de mobilidade interinstitucional.
Work Packages
Work Package 1 I Capacitação de administradores nacionais e institucionais, decisores, docentes e investigadores para integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em políticas e conteúdos educativos, bem como conceber programas Educacionais Baseados em Resultados (OBE)
Work Package 2 I Desenvolvimento do “Roteiro Nacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD)” promovendo a MUDANÇA de currículos tradicionais para currículos verdes e orientados para o futuro
• Revisão estratégica da lista nacional de profissões que permite o licenciamento de novos programas de graduação interdisciplinares e orientados para o futuro
• Desenvolvimento e redesenho do quadro regulamentar nacional e institucional para transferência e reconhecimento de créditos, permitindo a implementação de programas de graduação colaborativos e mobilidade estudantil em linha com os requisitos do sistema de Bolonha
Work Package 3 I Desenvolvimento e reformulação do quadro regulamentar nacional e institucional para transferência e reconhecimento de créditos, permitindo a implementação de programas de graduação colaborativos e mobilidade estudantil em linha com os requisitos do sistema de Bolonha
Work Package 4 I Desenvolvimento, licenciamento e pilotagem de 3 diplomas interdisciplinares conjuntos/duplos, bem como redefinição dos programas educacionais existentes no nível de pós-graduação, em linha com a nova visão nacional para apoiar a ecologização da educação de pós-graduação e da economia
• Promover a cooperação a longo prazo dentro e fora do consórcio, estabelecimento de uma rede de IES para oferecer diplomas colaborativos, mobilidade de créditos e reconhecimento
Work Package 5 I O controlo de qualidade será parte integrante do projecto para garantir que os objectivos sejam alcançados da forma mais eficaz.
Work Package 6 I Sensibilização sobre EDS para os grupos-alvo, visibilidade do projeto, promoção de mestrado. Devem ser desenvolvidos sites e materiais eletrônicos acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, como exemplo para posteriormente ser replicado pelas IES AM. Bridge of Hope apoiará o YSU nesta tarefa.
No centro deste projecto está a capacitação de administradores nacionais e institucionais, decisores, implementadores de políticas, educadores, investigadores e estudantes. O foco principal é a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados às preocupações ambientais nas políticas e no conteúdo educacional.
Um objectivo central adicional do projecto envolve o estabelecimento de uma rede que englobe autoridades nacionais, Instituições de Ensino Superior (IES) e outras partes interessadas. Esta rede promoverá a colaboração horizontal e vertical. Para conseguir isso, os regulamentos nacionais e institucionais que incentivam programas de graduação conjuntos, duplos ou múltiplos e apoiam a mobilidade estudantil, a transferência de créditos e o reconhecimento serão refinados e testados.
Uma reavaliação estratégica da lista nacional de profissões permitirá o licenciamento de novos programas de mestrado, orientados para o futuro, interdisciplinares e ecológicos. As estruturas colaborativas desenvolvidas terão um impacto duradouro, estendendo-se para além do prazo do projeto e conduzindo a novas iniciativas.
As realizações do projecto incluirão um conjunto abrangente de ferramentas nacionais e institucionais que facilitam os esforços colaborativos. Este kit de ferramentas será testado através da introdução de três programas educacionais verdes colaborativos recentemente desenvolvidos, bem como da redefinição de oito programas existentes para incorporar módulos verdes.
OBJETIVOS GERAIS
Apesar dos esforços direcionados da União Europeia para apoiar a Arménia em vários setores da sustentabilidade ambiental (por exemplo, projeto EaP Green, grupo de trabalho de ação verde, iniciativa UE-Agricultura Verde, Erevan Verde – eficiência energética e autocarros verdes, etc.), o aumento da procura internacional financiamento e investimentos verdes (por exemplo, BERD e Fundo Verde para o Clima, programa GEFF, etc.), e as iniciativas estratégicas do Governo da República da Arménia (RA), a maioria das instituições de ensino superior (IES) na Arménia permaneceram indiferentes a estes esforços. Estas instituições carecem de cursos, conteúdos e programas educativos específicos relacionados com a sustentabilidade, bem como de esforços para nutrir as competências verdes dos alunos (tanto competências específicas para o trabalho como interpessoais) e mentalidades ambientalmente conscientes.
O projeto T-GREEN aborda a prioridade do “Ambiente e luta contra as alterações climáticas”, reformando o ensino superior na Arménia para apoiar o Acordo Verde, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as iniciativas da UE e as políticas nacionais. A área prioritária do projeto da Comissão Europeia (CE) centra-se no Pacto Ecológico Europeu. O projeto visa modernizar os cursos de pós-graduação com programas interdisciplinares e colaborativos que contribuam para mitigar as mudanças climáticas e nutrir uma força de trabalho qualificada para indústrias sustentáveis. Embora o foco principal seja o alinhamento com o Pacto Ecológico da UE, o projeto também garante a inclusão através de atividades e práticas de gestão, como materiais eletrónicos acessíveis, um website acessível e o envolvimento de ONG que trabalham com necessidades especiais no desenvolvimento do programa de mestrado em Cidades Sustentáveis. .
Prioridade Regional
A integração de conteúdos sustentáveis na educação complementa a prioridade regional das reformas estruturais destinadas a promover e apoiar iniciativas de mobilidade. Estas reformas incluem a criação de um sistema de reconhecimento e transferência de créditos semelhante ao sistema Erasmus+ KA1 na Arménia. O projeto também envolve a pilotagem de programas educacionais colaborativos interdisciplinares.
Finalidade e Objetivos
O objetivo global do projeto é reformar o ensino de pós-graduação na Arménia para se alinhar com o Acordo Verde e fazer a transição de currículos convencionais para currículos inovadores, verdes e interdisciplinares. Além disso, o projeto busca promover a mobilidade estudantil e estabelecer estratégias colaborativas de implementação de diplomas. Tanto os parceiros dos Estados-Membros da UE como os colaboradores arménios devem aproveitar os seus pontos fortes, experiências e lições aprendidas para colmatar a lacuna de desenvolvimento da Arménia na organização de currículos verdes avançados e modernizados. Este esforço envolve abordar proativamente as necessidades do mercado de trabalho, implementar programas de graduação colaborativos e garantir a mobilidade dos estudantes.
Enfrentar os desafios ambientais requer soluções específicas a nível nacional, uma vez que as preocupações ambientais transcendem as fronteiras. A mudança das cadeias de abastecimento lineares tradicionais para modelos de circuito fechado ou circulares, juntamente com a transição dos sistemas económicos convencionais para economias circulares e produção sustentável, exige competências verdes. Esta mudança enfatizada no Pacto Ecológico da UE (2019) é crucial para a liderança futura e para a sustentabilidade económica global. Alcançar estas transformações requer uma mudança conceptual significativa nos programas de ensino superior. As IES desempenham um papel fundamental na viabilização das transformações acima mencionadas através de iniciativas robustas de capacitação, reciclagem e melhoria de competências para decisores, docentes e investigadores nacionais e institucionais. Isso inclui a concepção de programas educacionais orientados para resultados, interdisciplinares, inovadores e colaborativos.
A relevância destas questões é particularmente pronunciada no contexto arménio, à medida que o país enfrenta desafios ambientais, incluindo, entre outros, a sobre-exploração dos recursos naturais, a poluição ambiental, a exploração madeireira ilegal, o alagamento do Lago Sevan e a escassez de recursos hídricos e resíduos. gerenciamento.
O objectivo do projecto estende-se à transformação do ensino de pós-graduação na República da Arménia e à introdução de esquemas de mobilidade e programas de graduação colaborativos. Apesar da introdução do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) na Arménia em 2007, a sua implementação efectiva continua por resolver. Os desafios persistem tanto a nível nacional como institucional, incluindo opções limitadas de mobilidade para estudantes dentro de uma única instituição ou entre departamentos, uma situação comum em casos de mobilidade interinstitucional.
Work Packages
Work Package 1 I Capacitação de administradores nacionais e institucionais, decisores, docentes e investigadores para integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em políticas e conteúdos educativos, bem como conceber programas Educacionais Baseados em Resultados (OBE)
Work Package 2 I Desenvolvimento do “Roteiro Nacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD)” promovendo a MUDANÇA de currículos tradicionais para currículos verdes e orientados para o futuro
• Revisão estratégica da lista nacional de profissões que permite o licenciamento de novos programas de graduação interdisciplinares e orientados para o futuro
• Desenvolvimento e redesenho do quadro regulamentar nacional e institucional para transferência e reconhecimento de créditos, permitindo a implementação de programas de graduação colaborativos e mobilidade estudantil em linha com os requisitos do sistema de Bolonha
Work Package 3 I Desenvolvimento e reformulação do quadro regulamentar nacional e institucional para transferência e reconhecimento de créditos, permitindo a implementação de programas de graduação colaborativos e mobilidade estudantil em linha com os requisitos do sistema de Bolonha
Work Package 4 I Desenvolvimento, licenciamento e pilotagem de 3 diplomas interdisciplinares conjuntos/duplos, bem como redefinição dos programas educacionais existentes no nível de pós-graduação, em linha com a nova visão nacional para apoiar a ecologização da educação de pós-graduação e da economia
• Promover a cooperação a longo prazo dentro e fora do consórcio, estabelecimento de uma rede de IES para oferecer diplomas colaborativos, mobilidade de créditos e reconhecimento
Work Package 5 I O controlo de qualidade será parte integrante do projecto para garantir que os objectivos sejam alcançados da forma mais eficaz.
Work Package 6 I Sensibilização sobre EDS para os grupos-alvo, visibilidade do projeto, promoção de mestrado. Devem ser desenvolvidos sites e materiais eletrônicos acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, como exemplo para posteriormente ser replicado pelas IES AM. Bridge of Hope apoiará o YSU nesta tarefa.
Acrónimo | T-GREEN |
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Estado | Ativo |
Data de início/fim efetiva | 1/02/23 → 31/01/26 |
Ligações | https://cbqf.esb.ucp.pt/projects/t-green-transforming-graduate-education-green-and-sustainable-future https://t-green.am/ |
Parceiros colaborativos
- Universidade Católica Portuguesa
- National University of Architecture and Construction of Armenia (líder)
Impressão digital
Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.