Valorização Económica do Cardo (Cynara cardunculus) variabilidade natural e suas aplicações biotecnológicas

Detalhes do projeto

Description

Entre a grande variedade de valorizações económicas para a Cynara cardunculus, o projeto ValBioTecCynara visa abordar a caraterização genética, molecular, morfológica e bioquímica de diferentes variantes de cardo, como uma estratégia combinada para identificar, na variabilidade genética natural, indivíduos com determinados e específicos perfis (Tarefa 1). O projeto irá explorar rotas inovadoras no uso tradicional das flores (pistilos) para a indústria de produção de queijo (Tarefa 2); e desenvolver novos produtos baseados nos compostos bioativos presentes nas folhas (Tarefa 3 e 4). Os genótipos selecionados no ValBioTecCynara serão preservados, com o estabelecimento de um campo experimental de cardo (Tarefa 5), a instalar em Beja, Portugal, o qual consideramos ser a pedra basilar para diversas futuras valorizações económicas (Tarefa 6) da planta Cynara cardunculus, a nível nacional e internacional. A aptidão agronómica de populações de cardo existentes no Alentejo, e subsequente produção e certificação de material vegetativo, permitirá a curto-prazo o cultivo/exploração do cardo, como cultura de elevado valor acrescentado no território Alentejo, articulando duas importante premissas “Dinamização de uma base produtiva (…) com capacidade para arrastar os Territórios de Baixa Densidade” e “Valorização das atividades regionais competitivas, em colaboração com o sistema cientifico e tecnológico regional (…) e na produção de produtos de elevada qualidade com Denominação de Origem”.
AcrónimoValBioTecCynara
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/10/1531/12/18

Funding

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

• ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.