Vulneráveis mais vulneráveis - Diagnóstico e prevenção do risco da COVID 19 e do estado inflamatório das pessoas sem-abrigo da cidade de lisboa

Detalhes do projeto

Description

Os Balneários públicos da cidade de Lisboa geridos pelas Juntas de Freguesia, são vocacionados para a população vulnerável. As condições sanitárias, económicas, a solidão e a situação de sem-abrigo explicam a sua utilização (Figueiredo, et al, 2016; 2018). Estes recursos podem funcionar como “sentinelas” para o diagnóstico precoce da doença COVID 19 (DGS Norma nº 019/2020, atualizada em 26/02/2021), na promoção do isolamento das pessoas infetadas e a proteção específica das pessoas em condição de sem-abrigo.
Pretendemos diagnosticar a COVID-19 e o risco da doença nos utilizadores dos balneários públicos de Alcântara, Arroios, Alfama, Castelo e Mouraria, através de testes laboratoriais de saliva. Objetivos: Caracterizar a população utilizadora dos 5 Balneários Públicos de Lisboa, quanto à infeção COVID 19, através da realização dos testes de saliva; Relacionar a caracterização da população utilizadora testada quanto à COVID-19, com outras variáveis de saúde desta população identificadas em estudos anteriores; Identificar fatores de risco de contágio COVID-19 nesta população.
O projeto integra 3 plataformas CIIS, potenciando a interdisciplinaridade na translação do conhecimento. Os dados serão analisados de diferentes perspetivas. Os resultados serão aplicados à comunidade vulnerável em articulação com as Juntas de Freguesia e o Núcleo de Planeamento e Intervenção para a pessoa Sem-Abrigo (NPISA), com intervenção direta nas políticas locais. Encaminharemos os utilizadores que testem positivo para estruturas de isolamento e os que testem negativo para as unidades de Saúde ou estruturas de referência NPISA para vacinação.
EstadoTerminado
Data de início/fim efetiva1/09/2128/02/23

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.