Detalhes do projeto

Description

Este projeto surge do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral da Universidade Católica Portuguesa, numa continuidade e complementaridade do trabalho que tem sido desenvolvido pela investigadora em populações em fases iniciais de vida. Neste caso é particularizado em crianças imigrantes. Emerge da trama entre a diversidade social, cultural e étnica da população migrante e as disparidades na saúde, e o impacto das desigualdades sociais no acesso aos cuidados de saúde por parte da criança imigrante. Baseado em uma metodologia mista, busca alcançar conhecimentos atuais e pouco explorados em Saúde. Trata-se, portanto, de um trabalho que pretende colmatar as lacunas do cuidado integral às crianças e das suas necessidades no atendimento daquilo que é o direito universal de acesso aos cuidados de saúde, à dignidade e à igualdade para todos. Pretende também caracterizar os padrões de vigilância em saúde, cuidados e acesso a serviços de saúde e apoio social, resiliência, bem-estar e qualidade de vida, por uma amostra de pais imigrantes residentes em Portugal. Em última análise, este trabalho busca agregar novos insights, atuar na melhoria da igualdade em saúde, em direção a um cuidado mais holístico, integral, humano e humanizado.

Key findings

Social vulnerability; Health; Migration; Children
AcrónimoPost-doc project - CADOS/CIIS
EstadoAtivo
Data de início/fim efetiva14/02/2314/02/25

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, os estados membros da ONU acordaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. O projeto contribui para o(s) seguinte(s) ODS:

  • ODS 3 - Boa saúde e bem-estar
  • ODS 10 - Desigualdades reduzidas

Keywords

  • Vulnerabilidade Social
  • Saúde
  • Imigração
  • Crianças

Impressão digital

Explore os tópicos de investigação abordados neste projeto. Estas etiquetas são geradas com base nos prémios/concessões subjacentes. Em conjunto formam uma impressão digital única.