Resumo
Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas on-line à presidênciada República do Brasil (2010) e de Portugal (2011), com o intuito de determinarse os dois candidatos mais bem colocados nas intenções de voto em ambos os países lograram obter o melhor aproveitamento dos recursos de comunicaçãode campanha pós-moderna, ou da era 2.0. Baseado em uma análise de conteúdo dos tweets dos candidatos no primeiro turno das campanhas nos respetivos países, constatou-se que o Twitter foi primordialmente utilizado como ferramenta de aproximação e comunicação com o eleitor. Na verdade,conclui-se que ainda não se pode falar em uma evolução integral para a terceira era das campanhas políticas, uma vez que os candidatos desperdiçaram o potencial de comunicação bidirecional proporcionado pela interatividadedo ambiente digital em detrimento de uma utilização da ferramenta on-line apenas como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas. Tal utilização seletiva e instrumental foi feita com o intuito de aumentar a sua visibilidade,mantendo a máxima do período moderno das campanhas baseadas na comunicação orientada no sentido de um para muitos.
Título traduzido da contribuição | 1.0 more than 2.0? The traditional usage of innovative tools in election campaigns |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 17-24 |
Número de páginas | 8 |
Revista | Sociedade e Cultura |
Volume | 15 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - jan. 2012 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Eleições presidenciais
- Campanha pós-moderna
- Portugal
- Brasil
- Participação política
- Interatividade