1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais

Rui Alexandre Novais*, Viviane Afonso de Araújo

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas on-line à presidênciada República do Brasil (2010) e de Portugal (2011), com o intuito de determinarse os dois candidatos mais bem colocados nas intenções de voto em ambos os países lograram obter o melhor aproveitamento dos recursos de comunicaçãode campanha pós-moderna, ou da era 2.0. Baseado em uma análise de conteúdo dos tweets dos candidatos no primeiro turno das campanhas nos respetivos países, constatou-se que o Twitter foi primordialmente utilizado como ferramenta de aproximação e comunicação com o eleitor. Na verdade,conclui-se que ainda não se pode falar em uma evolução integral para a terceira era das campanhas políticas, uma vez que os candidatos desperdiçaram o potencial de comunicação bidirecional proporcionado pela interatividadedo ambiente digital em detrimento de uma utilização da ferramenta on-line apenas como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas. Tal utilização seletiva e instrumental foi feita com o intuito de aumentar a sua visibilidade,mantendo a máxima do período moderno das campanhas baseadas na comunicação orientada no sentido de um para muitos.
Título traduzido da contribuição1.0 more than 2.0? The traditional usage of innovative tools in election campaigns
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)17-24
Número de páginas8
RevistaSociedade e Cultura
Volume15
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jan. 2012
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Twitter
  • Eleições presidenciais
  • Campanha pós-moderna
  • Portugal
  • Brasil
  • Participação política
  • Interatividade

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