A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil

Adriana S. Auzani, Levi Leonido F. Silva, Elsa M. G. Morgado, Antonino Pereira

Resultado de pesquisarevisão de pares

9 Transferências (Pure)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
Título traduzido da contribuiçãoArt and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, Brazil
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)199-213
Número de páginas15
RevistaCadernos Educação Tecnologia e Sociedade
Volume15
Número de emissãose1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2022

Keywords

  • Inovação
  • Criatividade
  • Artes
  • Formação do engenheiro
  • Ensino superior

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação