A assistência à doença no alto minho oitocentista: o caso do hospital de nossa senhora da visitação de caminha

Alexandra Esteves*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
2 Transferências (Pure)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo hospital da Misericórdia de Caminha na assistência à doença, durante o século XIX. Nesse sentido, através da atividade desenvolvida por esta instituição e pelos profissionais que nela trabalhavam, procuraremos conhecer as respostas que então eram proporcionadas no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população. Temos ainda como objetivo evidenciar as particularidades que caracterizavam o quotidiano daquela unidade hospitalar, considerando os doentes que a procuravam e as enfermidades de que padeciam e tendo ainda presente o contexto económico e social que, na centúria de oitocentos, marcava a vila alto minhota de Caminha.
Título traduzido da contribuiçãoThe assistance to the disease in the alto minho of the nineteenth century: the case of the nossa senhora da visitação hospital of caminha
Idioma originalPortuguese
RevistaAsclepio
Volume67
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 31 jul 2015

Keywords

  • Hospital
  • Misericórdia
  • Caminha
  • Doentes
  • Enfermidades

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A assistência à doença no alto minho oitocentista: o caso do hospital de nossa senhora da visitação de caminha“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação