Resumo
Nos últimos anos, muito mudou em termos de legislação e de práticas para uma escola inclusiva, na preparação das escolas e no desenvolvimento profissional dos docentes. Contudo, é menor a investigação centrada sobre as práticas inclusivas e o sentido de preparação dos professores para uma verdadeira inclusão educativa. Com o presente trabalho pretendemos avaliar a perceção dos professores sobre a sua competência na implementação de práticas inclusivas através da adaptação de uma escala, com 153 docentes do ensino regular e da educação especial. Os resultados permitiram encontrar uma boa estrutura fatorial e fidelidade da escala. Foram encontradas diferenças em função de variáveis pessoais como o género, idade ou habilitações literárias, variáveis profissionais como o tempo de serviço e situação contratual, assim como formação e experiência pessoal com crianças com necessidades especiais. Os resultados são discutidos e as suas implicações para o desenvolvimento profissional docente e para a investigação no âmbito da educação inclusiva.
Título traduzido da contribuição | Teachers' self-efficacy toward the implementation of inclusive practices: contributions for a reflection about school inclusion |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 7-25 |
Número de páginas | 19 |
Revista | Ensaio |
Volume | 25 |
Número de emissão | 94 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2017 |
Keywords
- Inclusão
- Autoeficácia
- Professores
- Instrumento