A avaliação do impacto da formação pós-graduada dos professores

Resultado de pesquisa

Resumo

O presente artigo resulta de um trabalho que temos desenvolvido direcionado para a avaliação do impacto da formação pós-graduada (FPG) dos professores. Este estudo surge na sequência de uma investigação mais ampla com o objetivo de avaliar as implicações da FPG de professores nas escolas onde prestam serviço, compreendendo a sua distribuição, caracterização e responsabilidades e as implicações desta formação na melhoria do ensino e da escola. Pretendendo dar continuidade a esta linha de investigação, o estudo aqui apresentado situa-se numa das suas fases previstas implicando a realização de estudos de caso de forma a compreender em profundidade algumas realidades identificadas. Neste sentido é objetivo central desta investigação estudar o impacto que a frequência de cursos de pós-graduação teve num conjunto de professores do EB e ES situados profissionalmente em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Justificado pela carência de investigação na área e pelo crescimento da frequência da FPG por professores, pretendemos constatar possíveis impactos deste tipo de formação, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo na qual a análise documental e a entrevista se assumem enquanto técnicas de recolha de dados privilegiadas. Tratando-se de uma investigação em curso, serão aqui apresentados, além dos fundamentos teóricos que sustentam o estudo e dos procedimentos metodológicos inerentes, alguns resultados preliminares que serão confrontados com os resultados da investigação mais abrangente.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoIV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2015)
EditoresHélia Gonçalves Pinto, Maria Isabel Pinto Simões Dias, Romain Gillain Muñoz
Local da publicaçãoLeiria
EditoraInstituto Politécnico de Leiria
Páginas200-206
ISBN (eletrónico)9789898797056
Estado da publicaçãoPublicado - 9 mai 2015
Publicado externamenteSim
EventoIV Conferência Internacional: investigação, práticas e contextos em educação - Instituto Politécnico de Leiria, Leiria
Duração: 8 mai 20159 mai 2015

Conferência

ConferênciaIV Conferência Internacional
Título abreviadoIPCE
País/TerritórioPortugal
CidadeLeiria
Período8/05/159/05/15

Keywords

  • Formação pós-graduada
  • Professores
  • Impacto

Citação