Resumo
O presente artigo resulta de um trabalho que temos desenvolvido direcionado para a avaliação do impacto da formação pós-graduada (FPG) dos professores. Este estudo surge na sequência de uma investigação mais ampla com o objetivo de avaliar as implicações da FPG de professores nas escolas onde prestam serviço, compreendendo a sua distribuição, caracterização e responsabilidades e as implicações desta formação na melhoria do ensino e da escola. Pretendendo dar continuidade a esta linha de investigação, o estudo aqui apresentado situa-se numa das suas fases previstas implicando a realização de estudos de caso de forma a compreender em profundidade algumas realidades identificadas. Neste sentido é objetivo central desta investigação estudar o impacto que a frequência de cursos de pós-graduação teve num conjunto de professores do EB e ES situados profissionalmente em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Justificado pela carência de investigação na área e pelo crescimento da frequência da FPG por professores, pretendemos constatar possíveis impactos deste tipo de formação, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo na qual a análise documental e a entrevista se assumem enquanto técnicas de recolha de dados privilegiadas. Tratando-se de uma investigação em curso, serão aqui apresentados, além dos fundamentos teóricos que sustentam o estudo e dos procedimentos metodológicos inerentes, alguns resultados preliminares que serão confrontados com os resultados da investigação mais abrangente.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2015) |
Editores | Hélia Gonçalves Pinto, Maria Isabel Pinto Simões Dias, Romain Gillain Muñoz |
Local da publicação | Leiria |
Editora | Instituto Politécnico de Leiria |
Páginas | 200-206 |
ISBN (eletrónico) | 9789898797056 |
Estado da publicação | Publicado - 9 mai 2015 |
Publicado externamente | Sim |
Evento | IV Conferência Internacional: investigação, práticas e contextos em educação - Instituto Politécnico de Leiria, Leiria Duração: 8 mai 2015 → 9 mai 2015 |
Conferência
Conferência | IV Conferência Internacional |
---|---|
Título abreviado | IPCE |
País/Território | Portugal |
Cidade | Leiria |
Período | 8/05/15 → 9/05/15 |
Keywords
- Formação pós-graduada
- Professores
- Impacto