Resumo
A utilização da terminologia específica da Geometria Plana e da Geometria Espacial está presente nos currículos do Ensino Básico nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica do 2.º e 3.º Ciclos e nas disciplinas de Geometria Descritiva no Ensino secundário. O objetivo deste estudo foi fazer o levantamento da terminologia existente em Língua Gestual Portuguesa em dicionários oficialmente reconhecidos e em plataformas de contexto escolar onde são abordados temas específicos desta área. Depois de feito o levantamento, foi realizada uma análise dos gestos encontrados. Foram estabelecidas relações quanto às suas características no parâmetro fonológico da configuração da mão, foram reunidas as semelhanças e as diferenças de configuração das mãos utilizadas quer na produção de gestos relativos a conceitos bidimensionais, como a conceitos espaciais onde entra a tridimensionalidade própria da Geometria Descritiva.
Título traduzido da contribuição | Handshape as a phonological parameter in Geometry signs genesis |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 26-34 |
Número de páginas | 19 |
Revista | Cadernos de Saúde |
Volume | 9 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2017 |
Keywords
- Ensino de surdos
- Geometria descritiva
- Língua Gestual Portuguesa (LGP)
- Terminologia específica