A configuração enquanto parâmetro fonológico na construção dos gestos no domínio da Geometria

Ana Teresa Reynolds de Sousa

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Resumo

A utilização da terminologia específica da Geometria Plana e da Geometria Espacial está presente nos currículos do Ensino Básico nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica do 2.º e 3.º Ciclos e nas disciplinas de Geometria Descritiva no Ensino secundário. O objetivo deste estudo foi fazer o levantamento da terminologia existente em Língua Gestual Portuguesa em dicionários oficialmente reconhecidos e em plataformas de contexto escolar onde são abordados temas específicos desta área. Depois de feito o levantamento, foi realizada uma análise dos gestos encontrados. Foram estabelecidas relações quanto às suas características no parâmetro fonológico da configuração da mão, foram reunidas as semelhanças e as diferenças de configuração das mãos utilizadas quer na produção de gestos relativos a conceitos bidimensionais, como a conceitos espaciais onde entra a tridimensionalidade própria da Geometria Descritiva.
Título traduzido da contribuiçãoHandshape as a phonological parameter in Geometry signs genesis
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)26-34
Número de páginas19
Revista Cadernos de Saúde
Volume9
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2017

Keywords

  • Ensino de surdos
  • Geometria descritiva
  • Língua Gestual Portuguesa (LGP)
  • Terminologia específica

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