A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal

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Resumo

O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)95-114
Número de páginas20
RevistaComunicação & Cultura
Número de emissão11
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2011

Keywords

  • Televisão
  • Evento mediático
  • Estratégias comunicacionais
  • Medição de audiências

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