A crítica de Jorge de Sena

Joana Matos Frias, Joana Meirim

Resultado de pesquisa

Resumo

Este volume, que resulta do Colóquio homónimo realizado no ano do centenário do nascimento de Jorge de Sena, reúne um conjunto de textos que incidem sobre a sua produção ensaística, atividade tão profícua quanto a de poeta ou ficcionista.
Assim, destacando uma faceta menos escrutinada até agora, especialistas em diversas áreas escreveram sobre a crítica prolixa e atenta do escritor: de Pessoa a Camões, da literatura portuguesa a Shakespeare, da tradução à literatura brasileira, sem esquecer a teoria da literatura, e ainda o teatro e o cinema. Este livro é, pois, um convite a reler a crítica de Jorge de Sena e a refletir sobre os assuntos e os autores a que dedicou inúmeros estudos. Recordando as palavras de Sena em entrevista a O Tempo e o Modo, neste volume, os vários autores foram livres de questionar o seu juízo crítico, sem, no entanto, rejeitar a sua investigação.
Idioma originalPortuguese
Local da publicaçãoLisboa
EditoraBiblioteca Nacional de Portugal
Número de páginas392
ISBN (impresso)9789725656983
Estado da publicaçãoPublicado - 2022
EventoA Crítica de Jorge de Sena - Biblioteca Nacional de Portugal, Lisbon
Duração: 6 nov. 20198 nov. 2019
http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1516%3Acoloquio-a-critica-de-jorge-de-sena-6-a-8-nov-19&catid=170%3A2019&Itemid=1521&lang=pt

Citação