Uma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de Cordel "Fogo Encantado"

Título traduzido da contribuição: Uma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de cordel “Fogo Encantado”

Maria Beatriz Licursi, Levi Leonido, Elsa Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

Historicamente considerada uma herança portuguesa, a literatura de cordel, profundamente inserida no mundo da vida do homem nordestino, se constitui hoje em uma tradição cultural tão forte e arraigada que marca a sua identidade, de forma indelével. O presente artigo é um estudo comparativo dialógico entre o cordel do Brasil e o cordel de Portugal e suas influências nos movimentos artísticos, tendo como objeto de pesquisa na cultura brasileira o grupo cordelista Cordel do Fogo Encantado, apresentando uma reflexão sobre a adaptação da cultura popular de nosso país a favor da cultura progressiva e a estética da oralidade como experiência da teatralidade aliada a uma musicalidade moldada por/para essa experiência teatral.
Título traduzido da contribuiçãoUma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de cordel “Fogo Encantado”
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)317-327
Número de páginas11
RevistaCrítica Cultural
Volume15
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2020

Keywords

  • Cultura popular
  • Gênero textual
  • Arte verbal
  • Literatura de cordel

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Uma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de cordel “Fogo Encantado”“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação