A educação nova e o trabalho escolar: horizonte e polaridades de uma visão educativa

Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado Araújo

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Resumo

Neste artigo revisitamos os principais princípios e conceitos-chave das Escolas Novas e assinalamos o interesse pela psicologia do desenvolvimento e a defesa da necessidade de deixar amadurecer a infância nas crianças ( Jean-Jacques Rousseau) e de fomentar a sua educação a partir de dentro mediante a prática de métodos ativos. De seguida, identificamos no ideário da Educação Nova as ideias de progresso e de perfetibilidade caras à tradição iluminista e, a partir da ideia de rendimento escolar, indagamos se a proposta da Educação Nova se filia ou se afasta da perspetiva taylorista e como incorpora as conceções de homem económico e de homem social. Estas conceções influenciam a organização do trabalho, nomeadamente a organização do trabalho escolar, determinam dois importantes polos que balizam as pedagogias em ação.
Título traduzido da contribuiçãoNew education and school work: horizon and polarities of an educational vision
Idioma originalSpanish
Páginas (de-até)201-216
Número de páginas16
RevistaTeoria de la Educacion
Volume30
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Educação nova
  • Escola Tradiciona
  • Rendimento escolar
  • Pedagogia ativa

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