Resumo
Neste artigo revisitamos os principais princípios e conceitos-chave das Escolas Novas e assinalamos o interesse pela psicologia do desenvolvimento e a defesa da necessidade de deixar amadurecer a infância nas crianças ( Jean-Jacques Rousseau) e de fomentar a sua educação a partir de dentro mediante a prática de métodos ativos. De seguida, identificamos no ideário da Educação Nova as ideias de progresso e de perfetibilidade caras à tradição iluminista e, a partir da ideia de rendimento escolar, indagamos se a proposta da Educação Nova se filia ou se afasta da perspetiva taylorista e como incorpora as conceções de homem económico e de homem social. Estas conceções influenciam a organização do trabalho, nomeadamente a organização do trabalho escolar, determinam dois importantes polos que balizam as pedagogias em ação.
Título traduzido da contribuição | New education and school work: horizon and polarities of an educational vision |
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Idioma original | Spanish |
Páginas (de-até) | 201-216 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Teoria de la Educacion |
Volume | 30 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2018 |
Keywords
- Educação nova
- Escola Tradiciona
- Rendimento escolar
- Pedagogia ativa