Cláudia Carvalho Amador*, Sandra Lima Coelho, Maria Isabel G. G. Castro Guimarães

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Neste artigo pretendemos dar maior visibilidade às vivências juvenis do confinamento e chamar a atenção para o impacto do mundo digital, através de uma abordagem na qual este fenómeno é tido como um facto social total que se faz espelhar, de forma teórica e metodológica, nos mais recentes contributos da Sociologia Digital. Apresentamos uma análise dos resultados de um estudo exploratório que incidiu sobre a experiência digital de 43 jovens estudantes do primeiro ano das licenciaturas da Católica Porto Business School. Estes jovens recém-chegados ao Ensino Superior refletiram, através da redação de narrativas biográficas, sobre as suas vivências durante a primeira vaga do surto da Covid-19, que obrigou a um período de confinamento. Os dados recolhidos permitem, por um lado, compreender qual o papel desempenhado pelas redes sociais durante um período de isolamento imposto, durante o qual os contactos presenciais foram desaconselhados e, por outro lado, aquela que foi uma experiência única, de âmbito mundial, de implementação do ensino à distância. Os resultados revelam que estes jovens, nascidos numa geração que surgiu na era da internet e que, nessa medida, tem uma forte relação com o mundo digital, teve nas redes sociais uma aliada contra o isolamento e o afastamento físico. Demonstram, de igual modo, que estes jovens passaram a associar a estes meios sentimentos de desconforto e de exaustão. Paralelamente, a imposição do ensino à distância sem qualquer tipo de preparação por parte das escolas, professores e estudantes teve consequências que se previam nefastas. Contudo, a insatisfação destes jovens face a esta forma de ensino é praticamente generalizada, não só devido à falta de preparação das escolas, mas também às dificuldades de ajustamento dos professores, num ambiente em que os estudantes se sentiram mais suscetíveis a mecanismos de distração e no qual admitiram ser mais difícil manter a concentração.
Título traduzido da contribuiçãoThe digital experience during Lockdown: accounts from the generation Z
Páginas (de-até)289-304
Número de páginas16
RevistaObservatorio (OBS*)
Volume16
Número de emissão2
Data online antecipada25 mai 2022
Estado da publicaçãoPublicado - 13 jun 2022

• Pandemia
  • Covid-19
  • Confinamento
  • Redes sociais
  • Ensino à distância

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A experiência digital no período de confinamento: relatos de estudantes da geração Z“. Em conjunto formam uma impressão digital única.