Resultado de pesquisa

1 Transferências (Pure)

O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.
QualificaçãoMaster of Philosophy
Supervisores/Consultores