A exposição gradual como estratégia de gestão da Ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes

Resultado de pesquisarevisão de pares

42 Transferências (Pure)

Resumo

A ansiedade constitui um dos maiores fatores de influência na qualidade da performance musical, cuja incidência se verifica em músicos profissionais, amadores e estudantes de música, inclusivamente crianças e adolescentes. O objetivo principal deste estudo prendeu-se com a gestão e redução dos níveis de ansiedade na performance musical (APM) de 5 alunos de instrumento de uma escola do ensino artístico especializado. Para tal, a metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na técnica da exposição gradual proposta por Last (2006), que consiste na construção, por parte dos participantes, de uma lista hierárquica de 10 experiências potencialmente causadoras de ansiedade, seguida da realização das atividades em questão. Pretendeu-se, portanto, que os participantes se familiarizassem com a ansiedade, aprendendo a geri-la e reconhecê-la como parte positiva da performance, através da exposição repetitiva a situações provocadoras de níveis de APM crescentes. Foram objetivos secundários desta intervenção recolher dados sobre crenças, experiências e conhecimento prévio dos professores de instrumento sobre APM e dinamizar uma maior quantidade e variedade de momentos de performance na instituição. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a 4 docentes de instrumento; questionários iniciais, pós-sessão e finais a participantes e questionários avaliativos aos seus docentes respetivos; e a observação direta e registos do diário de bordo da investigadora. Os resultados auferidos indicam que os níveis de ansiedade experienciados pelos participantes no final do estudo foram reduzidos, quando comparados com os seus estados iniciais. Verificou-se também um aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.
Idioma originalPortuguese
Páginas73-74
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - 16 nov. 2019
EventoENIM 19 - Encontro de Investigação em Música - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Duração: 14 nov. 201916 nov. 2019
http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2019/11/ENIM19-Livro-de-Resumos.pdf

Conferência

ConferênciaENIM 19 - Encontro de Investigação em Música
Título abreviadoENIM
País/TerritórioPortugal
CidadeLisboa
Período14/11/1916/11/19
Endereço da Internet

Keywords

  • Ansiedade na performance musical
  • Exposição gradual
  • Ensino de música
  • Performance
  • Estratégias de gestão

Citação