A felicidade em pessoas com doença mental: uma revisão integrativa da literatura

Paulo Seabra, Alexandra Sarreira-Santos, Lurdes Medeiros-Garcia, Alexandre Costa, Idália Cardoso, Amélia Simões Figueiredo

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

CONTEXTO: A forma como cada pessoa vive e sente satisfação com a sua experiência de vida, tem naturalmente uma dimensão subjetiva mas reveladora de aspetos intrínsecos da dimensão humana. A felicidade pode ser um conceito agregador dessas dimensões embora de difícil definição para pessoas com ou sem doença mental. OBJETIVO: Identificar a perceção de felicidade em pessoas com doença mental, os fatores que contribuem para aumentar ou menorizar essa perceção. MÉTODOS:Revisão Integrativa da Literatura. Pesquisa em bases de dados internacionais, realizada em agosto de 2016. Foi aplicado um conjunto de descritores e critérios de inclusão. Obteve-se uma amostra final de 7 estudos, publicados entre 2006-2014. RESULTADOS:Não se encontraram definições aprofundadas do conceito expressas pelos participantes. Emerge como aproximação ao conceito a capacidade para interação social ou enquanto fenómeno intrinsecamente relacionada com a religiosidade. A felicidade depende pouco de eventos externos e reforça-se com fatores duradouros e de uma dimensão mais interior e predeterminada previamente à doença. Os fatores que contribuem são essencialmente de ordem pessoal, familiar, suporte social alargado e emocional. Os que contribuem para menorizar a felicidade são de ordem pessoal, efeitos secundários da medicação, escassez de suporte social alargado, disfunção afetiva e emocional. A família não surgiu enquanto fator associado a menor felicidade. CONCLUSÕES:A felicidade está interligada à vivência social e ao bem-estar, à resiliência, a fatores protetores internos da própria pessoa.
Título traduzido da contribuiçãoThe happiness of people with mental illness: an integrative literature review
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)45-53
Número de páginas9
RevistaRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
Número de emissão19
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jun 2018

Keywords

  • Felicidade
  • Transtornos mentais
  • Qualidade de vida

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A felicidade em pessoas com doença mental: uma revisão integrativa da literatura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação