A felicidade nas organizações escolares: o papel da liderança autêntica (uma scoping review)

Andreia Vale*, José Matias Alves

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Transferências (Pure)

Resumo

Numa realidade organizacional escolar cada vez mais incerta, imprevisível e competitiva, será importante que as lideranças de topo e intermédias reconheçam o expressivo poder para influenciar positiva ou negativamente os membros da sua organização. A prática de uma liderança autêntica em contexto escolar, baseada no carácter, nos valores, na ética, na moral, na transparência, no exemplo e na tomada de decisão revela-se fundamental para promover ambientes positivos e inspirar confiança nos professores, técnicos, auxiliares de educação e alunos. As organizações educativas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e com a felicidade dos alunos, de modo a melhorar a qualidade das aprendizagens e promover a sustentabilidade do ensino. A literatura tem demonstrado que a felicidade dos professores se relaciona com a felicidade dos estudantes, através da construção de relações positivas que contribuem para melhores desempenhos/realizações (Bakker, 2005; Duckworth et al., 2009), uma maior motivação (Patrick et al., 2000; Moè et al., 2010b; Sutton & Wheatley, 2003), bem estar psicológico (Sarkova et al., 2014) e sucesso académico (Gehlbach et al., 2012). Em termos de objetivo geral, com a presente revisão pretende- se perceber quais são as dimensões da liderança autêntica que se relacionam com a promoção da felicidade dos professores e dos alunos, a fim de mostrar às organizações escolares que ambientes e modos de trabalho saudáveis contribuem para a qualidade e sustentabilidade das aprendizagens, bem como para o sucesso individual, colegial e organizacional. Como suporte ao processo de revisão, seguiram-se as diretrizes propostas pelo PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews) para garantir a validade e a fiabilidade metodológica.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoAtas V Seminário Internacional
Subtítulo da publicação do anfitriãoEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
EditoresIlídia Cabral, Diana Mesquita
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
Páginas67-73
Número de páginas7
ISBN (eletrónico)9789895370733
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2023
EventoV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 20 jul. 202322 jul. 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Conferência

ConferênciaV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Título abreviadoV_SIETDH
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período20/07/2322/07/23
Endereço da Internet

Keywords

  • Educação
  • Líderes
  • Liderados
  • Organizações positivas

Citação