Resumo
Integrada em 1996 no sistema de Educação Nacional como etapa da Educação Básica brasileira, a Educação Infantil subdivide-se em creches e pré-escolas segundo a faixa etária das crianças. Muitas das instituições de Educação Infantil são integradas nos sistemas municipais de ensino. Este artigo busca contribuir para o conhecimento acerca da gestão pedagógica na Educação Infantil, enfocando a perspectiva das professoras de turmas de creche sobre o trabalho da coordenadora pedagógica e a sua articulação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por elas. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorre à análise documental, à observação participante e a entrevistas à coordenadora pedagógica e a quatro professoras. Os dados recolhidos dão conta de uma coordenação mais centrada na gestão do cotidiano focada nas tarefas administrativas, de apoio ao funcionamento da creche em aspetos como a alimentação e a segurança e à comunicação com as famílias. No que diz respeito à coordenação do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, a coordenadora pedagógica elabora o planejamento mensal, não interfere com a sua implementação, mas ajuda quando alguma professora procura apoio. A coordenação pedagógica é percebida pelas professoras como não comunicativa e não promovendo a aprendizagem profissional em interação dos pares.
Título traduzido da contribuição | Pedagogical management in early childhood education. The perspective of the teachers from a brazilian public nursery school |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 88-116 |
Número de páginas | 29 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Número de emissão | Especial |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jun. 2018 |
Keywords
- Educação infantil
- Creche
- Coordenação pedagógica
- Práticas docentes